Contente
O bolor de pão, um tipo de fungo, tem uma textura aveludada e costuma ser verde-escuro. Os fungos são encontrados em partículas de ar e estão naturalmente em contato com tudo ao nosso redor. Como eles não podem criar suas próprias comidas, precisam se alimentar de outras coisas. O bolor que você vê no pão é um alimento sendo consumido pelos fungos.
O mofo que se forma no pão costuma ser verde-escuro (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Sobre fungos no pão
Consumir uma pequena quantidade de pão mofado irá lhe causar poucos problemas, ou até nenhum problema, mas pessoas com problemas respiratórios ou com alergia a fungos devem evitá-los de modo geral. Sob as condições próprias, os fungos podem criar micotoxinas, substâncias tóxicas que podem lhe deixar doente. Tenha cuidado quando for lidar com fungos e desinfete a área ao redor com uma solução com 10% de água sanitária.
Mofo e segurança
O mais seguro é descartar qualquer alimento que tenha mofo, mas algumas comidas são mais sustentáveis que outras. Alimentos porosos, como alimentos e biscoitos, tendem a ter mofo com raízes longas, de modo que a superfície não é a única parte afetada. É mais seguro descartar a fatia inteira de pão caso encontre mofo nela. Outros alimentos, como queijos ou frutas, devem ser descartados imediatamente. Nunca cheire ou aspire mofo, pois isso pode ocasionar problemas respiratórios.
Prevenção de mofo
Mantenha os alimentos cobertos para que os esporos presentes no ar não entrem em contato com a comida. Como o mofo se desenvolve melhor em ambientes quentes e escuros, mantenha o pão em locais frios e secos, como refrigeradores. Verifique sempre a data de validade.