Contente
Cadelas que estão prestes a ter filhotes ou que estão começando a cuidar de filhotes sofrem com mudanças de temperamento. Elas têm diferentes relações com os seus donos e seu comportamento pode parecer anormal ou estranho. Aprender mais sobre o comportamento das cadelas prenhas pode ajudá-lo a saber como cuidar de sua cadela quando ela tiver filhotes.
A mãe irá proteger os seus filhotes, provendo calor e alimento (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Causas
Cadelas que estão prestes a ter filhotes ou que estão amamentando ou cuidando de filhotes estão agindo sob a influência de hormônios poderosos. Prolactina e progesterona são liberados no sistema do animal e ativarão alguns comportamentos maternos, como inquietação e nidificação, alguns dias antes dos filhotes nascem. Esses hormônios podem até mesmo causar comportamentos maternais em cadelas que não estão grávidas.
Características
Cadelas que estão se preparando para o parto tendem a se tornarem inquietas e ansiosas. Quando os filhotes são recém-nascidos, ela vai alimentá-los, mantê-los quentes e protegê-los. Mais tarde, à medida que se tornam mais independentes, ela vai deixar de dar tanta atenção a eles, e irá encorajá-los a brincar uns com os outros e com as pessoas da casa.
Cronograma
O comportamento de uma cadela mãe é frequentemente dividido em diferentes etapas. Para as três primeiras semanas de vida dos filhotes, ela vai dar-lhes toda a atenção. Durante este período, os olhos dos filhotes irão abrir e eles vão adquiri maior controle motor. Do final da terceira semana até os três meses de vida dos filhotes será o período de socialização, em que os filhotes começam a explorar. Durante esse período, a mãe vai incentivá-los a serem mais ousados e, por fim, ela vai começar a punir as tentativas de mamar ou qualquer carência.
Disciplina
Enquanto os filhotes são muito jovens, a mãe será muito tolerante com eles. Conforme o tempo passa, no entanto, um cachorro mordendo e mamando será recebido com latidos agudos, grunhidos ou mesmo mordidas. Ela também pode disciplinar seus filhotes levantando-os pela parte de trás do pescoço e sacudindo-os.
Cuidados
Há casos ocasionais de mães que deliberadamente negligenciam seus filhotes, ou que até mesmo os matam. Em alguns casos, isso pode ser causado por um parto cesariana, em que a mãe não tem os sinais hormonais e aroma que lhe dizem que aqueles são os seus filhotes.