Contente
Uma hérnia acontece quando parte de seu corpo se projeta em outra. A hérnia paraesofágica é um tipo de hérnia hiatal, que se forma na abertura do diafragma em que o tubo de alimentação, ou esôfago, junta-se ao estômago. Quando parte do estômago gruda no peito ou começa a se enrolar torno de si, ela é chamada de hérnia paraesofágica. Já que as hérnia hiatais geralmente não causam sintomas, aqueles que causam são provavelmente hérnias paraesofágicas.
Condição e sintomas da hérnia paraesofágica (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
Sintomas gerais da hérnia hiatal
De acordo com a Mayo Clinic, os sintomas gerais da hérnia de hiato podem ser problemas digestivos vagos. Eles incluem azia, arrotos, desconforto no peito e dor de estômago. Eles são causados pelos ácidos acumulando-se no estômago.
Sintomas da hérnia paraesofágica
Hérnias paraesofágicas podem ter sintomas mais graves, de acordo com a Mayo Clinic. Eles incluem dor intensa no peito e dificuldade para engolir (uma condição chamada de disfagia). Hérnias paraesofágicas também podem obstruir o tubo de alimentação. Isso acontece quando há estrangulamento do estômago ou uma perda de fornecimento de sangue para a parte que se tornou torcida.
Causas
Os médicos ainda não determinaram com precisão o que causa hérnia hiatal, mas eles sabem que elas podem formar-se como o resultado de uma lesão, ou porque a pessoa tem, naturalmente, uma fraqueza na área ou uma grande abertura hiatal. De acordo com a Mayo Clinic, qualquer coisa que coloca pressão sobre o abdômen pode fazer com que uma hérnia se desenvolva.
Diagnóstico
Pacientes com hérnias paraesofágicas geralmente têm sintomas mais graves, por isso, se um paciente vai ao médico queixando-se de dor intensa no peito ou dificuldade para engolir, o médico pode determinar que a hérnia é paraesofágica.
Tratamento
Hérnias paraesofágicas, às vezes, requerem cirurgia, de acordo com o National Institutes of Health. Duas opções populares incluem o reparo aberto, em que o cirurgião corta o abdômen e corrige o problema, e a reparação laparoscópica, na qual o cirurgião faz alguns pequenos cortes e repara o problema usando um laparoscópio, um tubo fino com uma pequena câmera na ponta. A cirurgia laparoscópica é menos invasiva e muitas vezes ajuda os pacientes a se recuperarem mais rapidamente.