Contente
Antes do advento desenfreado da fraude dos odômetros, onde um vendedor o adulteraria ou ainda deturparia a verdadeira quilometragem do veículo, qualquer um com a habilidade e o conhecimento poderiam mexer nos seus odômetros. Entretanto, em alguns países as fraudes em odômetros são um crime. Se você ver que o seu odômetro precisa de reparos, é melhor levá-los ao negociante ou ao a uma assistência técnica autorizada. Se você suspeita que o seu odômetro está tendo problemas, siga esses passos para determinar se ele precisa de conserto.
Instruções
Procure sempre assistência autorizada ao lidar com problemas no seu odômetro (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)-
Verifique se o velocímetro está trabalhando enquanto você dirige. Uma vez que você tenha verificado que o velocímetro funciona, verifique se o odômetro a cada 160m que você dirigir. O odômetro e o velocímetro colhem seus dados dos mesmos sensores, encaminhado pelo módulo de controles eletrônicos (ECM). Se o velocímetro estiver funcionando e o odômetro não estiver, esse problema está no painel de instrumentos e você deve passar para o passo 3. Se nenhum dos dois estiver funcionando, vá para o passo 2.
-
Vá até o manual da Haynes para determinar a localização do sensor de velocidade da roda no seu ano e modelo em particular do Silverado. Use a lanterna para inspecionar visualmente o sensor em busca de danos. Procure por danos também no revestimento da fiação. Se nenhum dos dois estiver danificado, você precisa substituí-los. Se os dois estiverem bem, vá para o passo 3.
-
Leve o seu Silverado para um revendedor Chevrolet ou à sua loja de velocímetros para diagnósticos mais detalhados. Se o velocímetro estiver funcionando e o odômetro não, o painel de instrumentos precisa ser substituído ou consertado por um técnico certificado. Assim que você efetuar esse reparo, certifique-se de ter guardado todos os papéis e recibos para repassar para eventuais futuros donos, caso decida vendê-lo posteriormente.
Em alguns casos, o problema pode ser com o software no módulo de controles eletrônicos. Nesse caso, você precisará do diagnostico do departamento de serviço ao consumidor para recalibração e/ou reparo. Normalmente, quando um módulo de controles eletrônicos começa a exibir problemas de software, você notará outros tipos de problemas com outras funções associadas com o módulo de controles eletrônicos, uma vez que são todos relacionados com o trem de direção.
Dicas
- Na ocasião em que você precisar levar o seu Silverado para reparos, dê o máximo de informações possível para o departamento de serviços ou loja de velocímetros. Conte-lhes quando o problema começou a acontecer, há quanto tempo vem acontecendo, se é intermitente ou constante e, em casos de falhas intermitentes, as condições em que ele falha ou não. Quanto mais informações sólidas puder fornecer, mais rápido eles podem apontar o problema e você passará menos tempo sem a sua caminhonete.
O que você precisa
- Manual da Haynes
- Lanterna