Contente
O ato de cozinhar permite que os seres humanos comam e desfrutem de uma variedade de alimentos. Cozinhar não só aumenta a palatabilidade dos alimentos incluindo cor, textura e sabor, mas também garante que o que comemos é higiênico e digestível. Os alimentos são cozidos através de transferência de calor, provocando mudanças tanto físicas quanto químicas. O calor é transferido por um desses três métodos: condução, convecção ou radiação. Muitos fatores influenciam e fazem da convecção algo possível durante o ato de cozinhar.
A sopa esquentando no fogão é um exemplo de energia térmica sendo transferida por convecção (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Entendendo a convecção
A convecção é uma transferência de energia térmica que envolve movimento. Dois tipos de convecção podem ocorrer durante o cozimento de alimentos: a convecção natural e a forçada. A primeira envolve o aquecimento dos alimentos, que se tornam mais leves e começam a ascender. Por outro lado, a convecção forçada envolve máquinas feitas pelo homem que forçam a circulação mecanicamente, cozinhando assim a comida.
Correntes de convecção
Um grande fator na convecção são as correntes, incluindo as de calor, de ar e de líquidos. Elas são responsáveis pela transferência de calor que ocorre entre as moléculas, alterando assim as propriedades do alimento. A convecção natural utiliza correntes naturais de ar ou água, enquanto a forçada é criada através de ventiladores e agitadores que mecanicamente forçam o ar ou mexem a comida.
Exemplos
Um exemplo de convecção que ocorre nos alimentos inclui a água fervente. À medida em que a água é aquecida, ela torna-se mais leve e as bolhas de calor ascendem para o topo. As sopas e os molhos também fazem uso da convecção enquanto estão aquecendo no fogão. O ar flui em torno de um bolo assando em um forno, fazendo-o subir. O congelamento é um outro processo que faz uso da convecção. Porém, o congelamento é uma perda de calor, ao contrário do aquecimento. O ar frio faz com que o alimento perca calor através da sua superfície.
Alimentos no forno
Outro fator que afeta a convecção dos alimentos é o tipo de forno usado. Os fornos de convecção diferem dos convencionais, em que você pode cozinhar o mesmo alimento na mesma temperatura, mas 25 a 30% mais rápido. É possível preparar aves ou outros tipos de carne à mesma temperatura como um forno convencional, em menos tempo, sem preaquecer o forno. Os fornos de convecção são normalmente utilizados pela indústria de alimentos, ou lugares que cozinham grandes quantidades de comida. Eles controlam o fluxo de calor e de ar em torno do alimento, fazendo-o perder menos umidade e nutrição.