Contente
O baobá é conhecido como uma dos maiores e mais estranhas árvores do mundo. Em seu ambiente natural, o baobá maduro alcança alturas de até 30 metros, com larguras de tronco de até 10 metros e um topo de mais de 30 metros. Como bonsai, esta bela árvore assume uma estatura robusta que oferece uma aparência única e naturalmente envelhecida.
Instruções
O belo baobá armazena água em seu tronco e galhos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Plante seu bonsai baobá em um recipiente profundo e bem drenado. Selecione um recipiente de envasamento de terracota ao invés de um de plástico, visto que o baobá floresce melhor em um ambiente seco. Forre cada um dos furos de drenagem do recipiente com malha de arame para evitar que as raízes alcancem os furos.
-
Crie um ambiente de solo argiloso que seja semelhante ao ambiente natural de Madagascar. Coloque 70% de casca de pinheiro peneirada com 30% de areia grossa. Alinhe metade do recipiente com a mistura de solo.
-
Puxe o baobá suavemente de seu recipiente e remova um pouco, mas não todo, o solo de suas raízes. Inspecione as raízes e use tesouras de poda afiadas e esterilizadas para remover quaisquer raízes mortas ou danificadas do sistema. Não remova mais de um terço das raízes saudáveis do sistema, pois isso fará com que se prejudique o crescimento e o tempo de vida.
-
Posicione o baobá no centro do recipiente e encha o mesmo até o fim com a mistura de solo. Regue o baobá profundamente com água morna, despejando até que o excesso escorra uniformemente a partir dos furos de drenagem.
-
Coloque o bonsai baobá em um local quente e bem ventilado que receba luz solar durante a maior parte de cada dia. Proteja o bonsai de correntes de ar frias e temperaturas abaixo de 15 graus, pois o baobá perecerá rapidamente em ambientes frios.
-
Limite a irrigação do baobá para uma vez a cada um ou dois meses. Evite o excesso de água para evitar o apodrecimento da raiz. Cesse toda a rega durante o período de dormência, a partir de final do outono ao início da primavera, pois o baobá armazena água em seu tronco para usar durante a sua dormência.
-
Evite a adubação com este bonsai. O baobá recolhe seus nutrientes necessários a partir do barro.
-
Complete todos os cortes de poda no final do período de dormência do baobá. Corte os ramos e galhos mortos ou danificados. Apare os ramos que crescem vigorosamente e faça com que seus cortes deixem ele da forma desejada. Use tesouras de poda afiadas e esterilizadas para concluir estes cortes.
-
O baobá irá produzir flores em torno de 10 anos de idade. Aguarde pelo desenvolvimento das flores antes de sua folhagem a cada primavera. Mantenha a superfície de plantio do baobá e áreas adjacentes livres de detritos e desfoliação para reduzir qualquer possibilidade de doença.
-
Troque o pote do seu bonsai a cada dois anos ou antes, se o baobá começar a tornar-se ligado ao recipiente. Conclua o processo de replantio deste bonsai no início da primavera, pouco antes da estação de crescimento começar.
O que você precisa
- Recipiente de envasamento
- Casca
- Areia
- Tesouras de poda