Contente
Enquanto a sombra mantém a temperatura mais amena dentro de um carro estacionado sob as árvores, a seiva que goteja dos ramos pode causar grandes danos ao veículo. É uma das substâncias mais danosas para a cobertura do carro, então é melhor agir rápido para removê-la e minimizar seus danos.
A seiva encharca o revestimento do carro, causando grandes danos (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
Significância
Quando a seiva pinga das árvores, ela endurece como cola sobre o carro. A remoção é difícil, então é melhor evitar que isso aconteça. A seiva seca se parece com caroços transparentes ou de cor ferrugem. Ela penetra através do revestimento e começa a danificar a pintura do carro, deteriorando o acabamento em manchas. Quando você se dá conta, ela já se alastrou tanto que fica difícil remover com água e sabão.
Limpeza básica
Antecipe-se. Quando notar a seiva pingando, não estacione sob árvores, e muito menos sob pinheiros. Depois de estacionar sob uma árvore, inspecione o carro e procure por danos quando chegar em casa. Antes que a seiva endureça sobre o revestimento do carro, você pode limpá-la com água e sabão. Deixe o carro esfriar e depois enxágue com água morna e uma esponja natural para ensaboar a área danificada. Outra opção é levar o carro semanalmente para a lavagem.
Limpando manchas antigas de seiva
Se você percebeu muito tarde a mancha, evite o sabão porque não vai adiantar. Procure por um kit de limpeza de argila em barra, que vem com um spray lubrificador. Leia as instruções no kit. Geralmente, você borrifa a área afetada primeiro, para que a argila não arranhe o carro. Depois, você movimenta a barra, para frente e para trás, fazendo uma leve pressão. A argila desgruda a seiva e outros resíduos como tinta spray ou partículas de metal.
O que não fazer
Você pode ficar tentado a utilizar limpadores de carro mais severos, mas isso não irá funcionar em manchas antigas de seiva. Esfregar compostos de polimento sobre o revestimento, para alcançar a mancha, podem acabar marcando o carro e o resultado pode ser pior. A barra de argila não é apenas efetiva, mas também minimamente invasiva.