Contente
O chute "na veia", também conhecido como trivela, é um método muito eficiente e potente de se chutar uma bola de futebol. A trivela é um movimento muito imprevisível, o que leva a uma baixa precisão do tiro. No entanto, os goleiros têm mais dificuldade em acompanhar e defender um chute que "pega na veia" devido ao efeito aplicado na bola.
Instruções
A trivela é um chute muito imprevisível, porém efetivo no futebol (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Posicione-se para o chute diretamente atrás da bola. Chutar de frente para a bola, em vez de chutar de lado, proporcionará um maior efeito ao chute.
-
Corra para a bola e posicione o pé de apoio a aproximadamente 20 centímetros atrás e ao lado da bola. Se a distância de 20 centímetros for muito perto ou longe para que você consiga chutar confortavelmente, ajuste seu posicionamento.
-
Chute a bola o mais forte que puder de forma que seu pé aponte para o chão num ângulo o mais perpendicular possível. O objetivo é chutar a bola com os cadarços da chuteira.
-
Após o contato com a bola, continue o movimento da perna de chute numa linha tão reta quanto você conseguir. Esse movimento minimizará a rotação da bola, resultando em efeitos mais imprevisíveis.
-
Pule com o pé de apoio para terminar o movimento. Caia apoiando-se no pé que chutou a bola para completar o movimento. A completa rotação que ele proporciona mantém o movimento do corpo em linha reta, tornando sua trivela mais efetiva.
Dicas
- Mantenha o joelho da perna de chute alinhado com a bola durante o movimento. Isso ajudará seu pé a se abaixar por mais tempo e aumentar o efeito do tiro.
Aviso
- Não tente um chute "na veia" em uma situação de jogo sem praticá-lo antes. O chute é muito imprevisível e pode facilmente ir para fora do campo se você não estiver treinado.