Contente
Nem tudo é o que parece e a embalagem dos produtos é um desses casos. Na verdade, conseguir obter o que está vendo é mais difícil do que se pensa.
Medir substâncias a olho nu com precisão é mais difícil do que parece (Glass with measuring tape. image by mashe from Fotolia.com)
Etimologia
A palavra "nominal" vem do latim "nominalis" e "nominis" ("nomen"), que significa "pertencente a um nome ou substantivo". A palavra "volume" vem do latim "voluminis" ("volumen"), que significa "rolo, pergaminho ou bobina (de manuscrito)". O senso de volume como uma quantidade ou massa vem da percepção antiga de livros como grandes e pesados.
Definição
O INMETRO define "volume nominal" como "volume inscrito na medida de capacidade, que serve de base a uma transação comercial, correspondente ao volume limitado pelo plano que tangencia a parte inferior da referência de enchimento". Essa quantidade é geral, identifica um valor aproximado e, muitas vezes, é um pouco diferente da realidade.
Ideal versus real
O conceito de volume nominal (ou de forma mais geral tamanho ou valor nominal) distingue a diferença entre o que algo é "em nome" (ou, idealmente, em teoria) e na realidade física. O valor nominal é como um arquétipo ideal, a representação ideal ou mais comum (padrão) de algo para fins de fácil identificação.