As desvantagens da comunicação via rádio

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 22 Setembro 2021
Data De Atualização: 2 Poderia 2024
Anonim
As desvantagens da comunicação via rádio - Artigos
As desvantagens da comunicação via rádio - Artigos

Contente

Por décadas a comunicação via rádio era a mais rápida e a mais tecnologicamente avançada de transmissão de informação. Hoje o rádio tem sido largamente esquecido, tanto como hobby, quanto como um meio de comunicação. Embora os benefícios das tecnologias competidoras como a Internet, satélites e televisão podem ser óbvios, as desvantagens da comunicação via rádio pode fazê-lo adequado somente para certas tarefas.


A comunicação via rádio tem algumas desvantagens (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Alcance e sinal

Uma das maiores desvantagens da tecnologia de comunicação via rádio é o alcance limitado do sinal do rádio. Mesmo um poderoso sinal de rádio só é capaz de atingir receptores dentro de uma específica região geográfica, exigindo que uma vasta rede de estações de rádio seja configurada para comunicar efetivamente para um grupo grande ou espalhar receptores. Sinais de rádio são também suscetíveis à interferência de condições atmosféricas e outras emissões radiofônicas. Além disso, pode ser difícil de receber um sinal claro de certos locais, como as áreas protegidas por montanhas. Uma estrutura de isolamento ou interferência elétrica de outros aparelhos pode diminuir a eficácia de um receptor individual de rádio.


Necessidades de energia

Como a maioria das outras formas elétricas de comunicação, o rádio requer a presença da eletricidade, tanto no ponto de transmissão, quanto no ponto de recepção. Enquanto rádios movidos a bateria são comuns, estas necessidades de energia são mais complicados do que os linhas de telefone, que podem operar usando eletricidade já nas linhas para fazer chamadas, mesmo durante os períodos de emergência ou de poder. Um poderoso rádio transmissor, tal como estação regional de transmissão, requer grandes quantidades de eletricidade em todos os momentos para enviar o sinal.

Largura de banda

Finalmente, a comunicação via rádio depende de um espectro muito limitado de frequências de largura de banda. Esse é o motivo de as estações de rádio algumas vezes parecerem se sobreporem ou se misturarem, e é por isso também que o uso de todas as ondas de rádio de propriedade pública são regulados. Rádios requerem um quantidade relativamente grande de largura de banda em relação ao valor que eles transmitem, levando ao uso do espaço aéreo ser cada vez mais alocado para redes de telefonia celular e de Internet sem fio.