Contente
Em uma época de e-mails e mensagens SMS, a arte de escrever cartas foi perdida por algumas pessoas. Escrever uma boa carta requer um pouco mais do que uma mensagem curta no papel. Cartas formais como as de negócios e os convites, têm um formato padrão que deve ser seguido, enquanto cartas informais podem ter um formato mais livre. Em todos os casos, lembre-se de incluir os conceitos básicos de quem, o quê, onde, quando e por que você está escrevendo.
Dicas para escrever cartas (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Cartas informais
Cartas informais tem um tom mais coloquial, geralmente porque o escritor já tem uma relação próxima com o receptor. Por esse motivo, eles podem ser escritos à mão ou dactilografados, e não há um formato estruturado. No entanto, é melhor estruturá-la em três partes simples. A primeira parte é a introdução onde você vai dar uma breve ideia sobre o assunto. Se você não conhece muito a pessoa para quem está escrevendo, apresente-se nesta parte da carta. Isto o leva para o corpo principal, onde cada tópico é explicado. Termine com uma conclusão onde é possível resumir o que acabou de ser escrito e/ou agradecer ao destinatário pela leitura.
Carta de negócios
Um modelo de carta de negócios é o melhor para usar em cartas formais. Sempre escreva essas cartas em um papel apropriado. Deve-se sempre começar a carta com a data no canto superior, seguida do nome, cargo do destinatário, da empresa e endereço para onde está sendo enviada. Apresente-se no primeiro parágrafo e explique brevemente o seu objetivo ao escrever. Tipos específicos de cartas exigem detalhes específicos. Uma carta para se candidatar a uma vaga de emprego deve incluir as suas qualificações e o motivo de estar se candidatando. Cartas para a apresentação de um livro devem explicar o tema do livro e por que você acha que ele vai vender. Tudo deve ter um tom profissional, educado e cortês, mesmo que seja uma carta de reclamação. Seja claro, conciso e vá direto ao ponto. Faça um segundo resumo no final do corpo da carta, e explique como o assunto pode beneficiar o destinatário. Termine a carta com uma finalização formal.
Convites
Ao escrever uma carta convite, o mais importante é conter o nome do evento, o horário e localização. Estes devem ser os primeiros pontos levantados na carta. Uma vez que o destinatário sabe o quê, onde e quando, adicione outros detalhes sobre o evento, tais como quem está convidado e que tipo de traje é recomendado. Acrescente um pedido educado para a confirmação de presença com a data máxima para confirmação.