Qual a diferença entre calos e verrugas plantares?

Autor: Robert Simon
Data De Criação: 16 Junho 2021
Data De Atualização: 14 Poderia 2024
Anonim
Qual a diferença entre calos e verrugas plantares? - Artigos
Qual a diferença entre calos e verrugas plantares? - Artigos

Contente

Tanto os calos quanto as verrugas plantares são doenças da pele que podem afetar os pés. Embora às vezes sejam parecidas, elas têm causas e tratamentos diferentes.


Calos e verrugas afetam a sola dos pés (foot image by Ingrid Walter from Fotolia.com)

Calos

Os calos são simplesmente áreas da pele engrossadas, endurecidas em um lugar exposto à fricção repetida ou pressão. É a resposta da pele a essa pressão e ao esforço para se proteger. Apesar de normalmente serem inofensivos, são antiestéticos e desconfortáveis.

Tratamentos para os calos

Muitas vezes, o único tratamento necessário é eliminar a causa da pressão ou fricção no pé. A simples troca dos sapatos ou o uso de meias funciona. O médico também poderá aparar a pele grossa com um bisturi, ou utilizar ácido salicílico trans-dérmico para dissolve-la. Talvez ele também prescreva um antibiótico para reduzir o risco de infecção da área.


Se a pressão no pé for causada por uma deformidade ou um problema de alinhamento ósseo, a cirurgia é recomendada para corrigir problemas subjacentes e prevenir futuros calos e lesões. A eliminação dos calos e outras doenças nos pés é especialmente importante para quem é diabético ou sofre de má circulação, já que têm maior risco de sofrer complicações graves.

Verrugas plantares

As verrugas plantares são diferentes dos calos, pois são causadas por um vírus. Esses crescimentos não cancerosos frequentemente aparecem na sola do pé ou calcanhar, causados pelo papilomavírus humano (HPV). Normalmente ele entra no corpo através de cortes ou abrasão na sola dos pés.

Tratamentos para verruga plantar

Embora não seja especificamente prejudicial, as verrugas plantares são desconfortáveis e resistentes ao tratamento. A maneira mais comum de tratá-las é utilizando o ácido salicílico comum aplicado em sua superfície. Se as soluções de venda livre não forem eficientes, o médico poderá usar alguma outra opção, incluindo a crioterapia (que é o congelamento da verruga com nitrogênio líquido), medicamentos mais potentes, uma pequena cirurgia ou o laser.


Prevenção

Pode-se prevenir os calos facilmente calçando sapatos e meias confortáveis e bem ajustados para proteger a pele dos pés e reduzir os pontos de pressão. A redução no risco de desenvolver verrugas plantares envolve proteger-se da exposição ao vírus HPV. Embora não seja particularmente contagioso, o vírus prolifera em locais quentes e úmidos, como vestiários, piscinas e banheiros. Portanto, evite andar descalço nesses locais.