Contente
A palavra "cheddar" traz a imagem de um queijo laranja à nossa mente, mas o cheddar branco também está ganhando espaço nas lojas. A não ser pela cor, a diferença entre o cheddar amarelo ou laranja e o branco é mínima.
O cheddar amarelo é o cheddar branco com corante alimentício (Image by Flickr.com, courtesy of Chris Buecheler)
Características
O cheddar é um queijo duro que pode ter um sabor que varia de leve a muito forte. Sendo branco ou amarelo, o cheddar deve ser maturado para atingir um sabor distinto; quanto maior o tempo de maturação, mais forte o sabor do queijo.
Diferenças
A principal diferença entre o cheddar branco e o amarelo é, geralmente, um corante alimentício originalmente adicionado para distinguir a origem do queijo. Por exemplo, nos EUA, o cheddar criado em estados da Nova Inglaterra geralmente não possui corantes, mas o cheddar fabricado em Wisconsin é frequentemente colorido com anato, um corante alimentício natural que dá ao queijo a famosa cor amarela.
Processo
O queijo cheddar, sendo branco ou amarelo, é feito de leite bovino. Quando o leite coalha, o soro é drenado e a parte coalhada empilhada, formando a base do queijo. A forte cor amarela ou laranja brilhante do cheddar das lojas aparece devido ao tingimento com corantes alimentícios, como o anato.
Equívocos
Muitas pessoas afirmam sentir diferenças entre o sabor dos cheddares brancos e amarelos. Na verdade, todo cheddar amarelo é um cheddar tingido. Os corantes não alteram o sabor. O gosto dos cheddares se diferencia através da intensidade adquirida na maturação. Também deve ser levado em consideração se o queijo é processado ou natural, e a região de onde vem.
Curiosidades
O queijo cheddar surgiu em uma vila chamada Cheddar, localizada no condado de Somerset, na Inglaterra. A vila também é conhecida por produzir uma grande quantidade de morangos.
Os queijos cheddares envelhecidos possuem 0 g de lactose.