Contente
A mostarda é um condimento muito popular e, inicialmente, era uma pasta feita a partir de sementes moídas e mosto, ou vinho não fermentado. É um dos temperos mais antigos e amplamente difundido. Os antigos chineses, gregos e romanos já o utilizavam séculos atrás como uma especiaria do dia a dia. Toneladas de mostarda são consumidas atualmente. Há diversas variedades do condimento, incluindo a amarela, a escura e a dijon.
A mostarda amarela é a mais popular (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
Mostarda amarela
A mostarda amarela é a mais consumida no Brasil. Ela é um condimento suave que combina perfeitamente com muitos alimentos. Sua tonalidade, de um amarelo vívido, provém da inclusão de cúrcuma à receita. Uma porção corresponde a uma colher de chá contém apenas 56 mg de sódio, além de pequenos valores de carboidrato, gordura, fibras, açúcares e proteína.
Mostarda escura
Esse tipo de mostarda possui uma maior concentração de sementes de mostarda escura, responsável por sua coloração amarronzada e seu sabor mais apimentado. Ela é frequentemente utilizada nas culinárias indiana, chinesa e japonesa. Por ser mais picante, ela é mais apreciada por pessoas que gostam de pratos quentes. A mostarda escura provém de uma planta com flores da mesma família que a rúcula, o rábano e o wasabi.
Mostarda dijon
A mostarda dijon, apesar do nome, é mais frequentemente produzida fora da cidade francesa Dijon. Ela foi desenvolvida em 1865, quando Jean Naigeon substituiu o vinagre por suco de uvas não maduras na receita tradicional. O vinho também está na lista de ingredientes; normalmente o borgonha ou branco. Uma colher de chá contém cinco calorias e 120 mg de sódio, um teor bem mais alto que o da mostarda amarela.
Outros sabores
Há diversas formas de alterar a mostarda tradicional para torná-la mais picante ou modificar seu sabor. Compre tempero em pó, vendido em qualquer mercado, e misture-o com água gelada e sua mostarda favorita para criar um novo condimento. A mostarda chinesa, por seu sabor apimentado acentuado, é consumida apenas pelos entusiastas mais corajosos. Molhos à base de mostarda são um pouco menos ardentes, mas só um pouco. Esses produtos podem conter alto teor de sódio ou ovos; leia os rótulos cuidadosamente se possuir alguma restrição alimentar.