Contente
- Teste de resistência dielétrica
- Teste de ruptura de dielétrico
- Diferenças de voltagem e tempo de teste
- Thumping (batida)
Os testes "Megger" e "hi-pot" são padrões na indústria elétrica para determinar a integridade de condutores e componentes elétricos. "Megger" é um termo genérico de um teste que é realizado com um megôhmetro e o "hi-pot" é um acrônimo do termo inglês "high potencial" (alto potencial), usado para identificar um potencial padrão de isolantes. Embora ambos os testes compartilhem similaridades quanto a sua utilização, há diferenças distintas entre os dois.
Um megger testa a resistência de isolamento (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Teste de resistência dielétrica
Os testes "Megger" e "hi-pot" determinam a resistência de isolamento, a quantidade de vazamento de corrente em um condutor. Um "hi-pot" é usado principalmente para testar a capacidade de tensão que um isolamento suporta. Em um "teste de resistência dielétrica," a voltagem é aplicada a um condutor e o vazamento de corrente é medido em um espaço de tempo para determinar a integridade do isolamento. O vazamento é comparado com um determinado limite, baseado no tamanho do componente que está sendo testado. A voltagem é determinada por meio da fórmula "2 x U + 1.000 volts", com a letra U representando a voltagem do condutor ou do componente que está sendo testado.
Teste de ruptura de dielétrico
O testador que utiliza o "hi-pot" também executa um teste de ruptura de dielétrico. Nesse teste, a voltagem é aumentada em um condutor ou componente até que o isolamento se rompa. Este teste é realizado principalmente para fins de amostra ou demonstração de fabricação, pois geralmente o componente que está sendo testado é destruído. Um "megger" não pode realizar o teste de resistência e ou ruptura de dielétrico.
Diferenças de voltagem e tempo de teste
Os testes "Megger" e "hi-pot" diferem quanto à tensão aplicada e a duração. Os "Meggers" testam a voltagem baixa e média, com uma carga entre 600 a 2.000 volts sobre um período de um minuto. Os testadores "hi-pot" aplicam uma voltagem muito mais alta, a partir de 15.000 volts, para um máximo de 300 volts por milímetro de isolamento. Os testes "hi-pot" duram mais de 15 minutos, com tomadas de leituras a cada minuto.
Thumping (batida)
Testadores "hi-pot" também podem ser usados para detectar defeitos em cabos subterrâneos, através de um processo chamado "thumping" (batida), em que a voltagem é aplicada para criar um arco sobre a abertura do fio que está danificado. Quando o arco salta sobre a área danificada do fio, é produzido um som audível, como uma batida, que ajuda a identificar a área onde se encontra o dano.