Contente
Enquanto a óbvia diferença entre ser casado ou solteiro seja o estado civil, existem diversas outras, variando entre situação financeira e situação de moradia até suas interações sociais. Alguns acreditam que pessoas casadas vivem mais e são mais felizes, mas outros discordam. Aprenda as diferenças e saiba qual situação combina mais com você.
No século 21 metade dos casados acabam solteiros novamente (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Finanças
A situação financeira dos casados é bem diferente da dos solteiros. Uma das diferenças é que são duas pessoas em uma mesma casa, o que geralmente significa duas rendas. Portanto, muitos custos são divididos ou atenuados; o aluguel, por exemplo, é dividido. Basicamente, uma porcentagem menor da renda é gasta com custos diários de moradia. Além disso, há vantagens tanto nos impostos quanto nos seguros para casados.
É claro que isso só é válido se tanto os solteiros quanto os casados não possuírem filhos. Se esse não for o caso, os gastos aumentam significantemente.
Responsabilidades
Quando se é solteiro, sua única responsabilidade é você mesmo. Se ficar desempregado, será o único prejudicado. Pessoas casadas precisam pensar em seus cônjuges e consultá-los antes de tomar qualquer grande decisão, já que qualquer coisa afetará a ambos. Isso significa que o processo de tomada de decisões é um pouco mais difícil para os casados.
Círculos sociais
Pessoas casadas tendem a se socializar mais com seus cônjuges do que com outros grupos ou amigos. Não que eles percam os amigos, mas é comum que passem mais tempo em casa em casal do que na rua. Já os solteiros têm muito mais tempo livre, podendo escolher passar com os amigos, em saídas de final de semana ou simplesmente em casa jogando videogame à tarde em um dia de semana. Os casais podem escolher fazer as mesmas coisas juntos ou separados, mas normalmente precisam da aprovação do outro.
Casa própria
Um dos ritos de passagem dos casados é a compra da casa. Já os solteiros não têm essa obrigação social. É mais provável que os casados comprem uma casa quando crianças estiverem envolvidas. Essa compra muda a maneira com que o dinheiro é gasto e faz com que fixem raízes em uma cidade ou bairro específico.