Contente
A neuralgia intercostal é uma doença rara que, muitas vezes, é inicialmente diagnosticada incorretamente devido à ambiguidade de alguns dos sintomas. Entre suas costelas existem músculos que se contraem durante a inspiração. Estes são os músculos intercostais. A neuralgia intercostal é a dor nesses músculos, muitas vezes espasmódica por natureza.
Antes de fazer qualquer diagnóstico equivocado sobre sua saúde, procure um médico (human anatomy showing the skeleton from the back image by patrimonio designs from Fotolia.com)
Os fatos
Essa doença é causada pela compressão do nervo na região tóraco-abdominal (área da caixa torácica). Várias condições podem causar essa compressão nervosa: uma ruptura no tecido abdominal, distensão abdominal, tecido cicatricial ao redor do nervo, músculos fadigados no abdômen e outras condições do sistema musculoesquelético, como uma curvatura irregular das vértebras ou uma perna mais curta do que a outra. A dor resultante é afiada e espasmódica na área da caixa torácica.
Sintomas
O primeiro sintoma é uma dor espasmódica que ocorre em torno das costelas. Devido à posição do nervo, a dor pode aparecer durante a respiração, risos ou espirros. Outros sintomas incluem dor unilateral esquerda nas costas, dor no lado esquerdo das costelas, formigamento, dormência, perda de apetite, paralisia e atrofia muscular. Em casos graves, a dor pode ser sentida como um raio e irradiar para as costas.
Tratamento
Os tratamentos para a neuralgia intercostal são semelhantes aos da dor ciática. Analgésicos, anti-inflamatórios não esteroidais, anticoagulantes, perda de peso e educação do paciente são alguns dos tratamentos predominantes. A injeção de um anestésico local (como xilocaína e a lidocaína) na área dolorida tem tido algum sucesso, porém deve ser feita apenas por um médico licenciado. Em certos casos, o nervo que está gerando a dor deve ser destruído. Se a dor for causada pela presença de tecido cicatricial, ele deverá ser excisado para descomprimir o nervo.
Tratamentos alternativos
Procedimentos invasivos e medicamentos fortes são padrão para o tratamento da dor na neuralgia intercostal, mas muitos pacientes exploram terapias alternativas e maneiras mais naturais de alívio dos sintomas. Gelo, crioterapia, acupuntura e acupressão têm demonstrado resultados promissores. Até agora não há cura comprovada, e nenhuma das terapias alternativas têm sido estudadas para um alívio a longo prazo da dor associada à doença.
Conclusão
Dor espasmódica na região torácica, como um raio, juntamente com outros sintomas como diminuição do apetite, dor nas costas e na lateral e dormência ou formigamento podem ser sinais de neuralgia intercostal. A dor pode ir e vir, mas se você suspeitar de que está sofrendo dessa condição, procure um médico para fazer um diagnóstico correto e determinar o plano de tratamento mais adequado a você.