Contente
Os patos são belos animais que podem melhorar o visual de sua fazenda ou chácara, além de serem usados na preparação de alguns pratos. Os patos, como todas as aves, precisam dormir. Saber onde eles dormem é útil para os órgãos ambientais que os monitoram e também para aqueles que caçam o animal por sua carne. Os órgãos ambientais costumam monitorar os lugares onde estas aves dormem para perceber sinais de caça ilegal ou problemas com predadores.
Os patos são belos animais aquáticos apreciados por sua beleza e sua carne (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Isolamento
Os patos procuram áreas reclusas para dormir. Tanto sobre a terra quanto na água, estes animais cochilam onde sentem-se seguros e não serão incomodados. Áreas calmas e isoladas, longe dos locais onde alimentam-se, são ideais para seu descanso.
Dormindo em terra
Quando dormem em terra, eles normalmente se deitam e colocam seus bicos -- e, às vezes, suas cabeças -- sob suas penas. Eles também podem ficar em pé sobre uma perna enquanto se aconchegam e cochilam. Normalmente, pelo menos um pato fica acordado para vigiar os outros. Além disso, estes animais podem até dormir com um olho aberto.
Dormindo na água
Os patos muitas vezes dormem flutuando na água, em lagoas ou áreas tranquilas de rios ou riachos. Eles frequentemente dormem em uma fila, sendo que os patos no final ficam acordados para vigiar os outros. Ao dormir na água, eriçam suas penas, viram a cabeça e mantêm o bico sob as penas da asa.
Hábitos de sono
Por serem presas, os patos evoluíram para precisar dormir pouco. Eles necessitam de apenas três horas de sono por dia, que não precisam ser consecutivas. Além disso, metade de seu cérebro continua funcionando durante o sono, assim podem literalmente dormir com um olho aberto.