Contente
O envelhecimento de cerveja em barris de carvalhos é uma antiga tradição, que nos remete à prática belga de envelhecer o tipo "red ale" em barris de madeira. Essa prática continuou pelo século 19 na Europa e na América e recentemente ganhou popularidade novamente entre fabricantes de cerveja e produtores caseiros. O envelhecimento em tonéis de carvalho dá um sabor suave e amadeirado e também transfere um pouco do gosto dos conteúdos que haviam antes no barril, criando uma bebida dinâmica.
Instruções
A cerveja pode ser envelhecida em um barril de carvalho, para melhorar o sabor (barrel image by Andrew Kazmierski from Fotolia.com)-
Escolha um barril. O tamanho dele dependerá da quantidade de cerveja e também do sabor que ela deverá ter. Caso queira um sabor mais de carvalho, prefira escolher um barril menor, para fermentar menos cerveja ao mesmo tempo.
-
Escolha a cerveja. Prefira fermentar a cerveja por conta própria ou compre uma já fermentada e despeje-a no barril de carvalho.
-
Esterilize o barril, enchendo-o com carbonato de sódio ou uma solução de esterilização para barril e água. Use 454 g do produto para cada 22 L de água.
-
Deixe o barril de molho por três dias.
-
Lave-o de três a quatro vezes, com água.
-
Lave-o uma vez com uma solução de 50 g de sulfito, 14 g de ácido cítrico e 9 L de água.
-
Lave-o mais uma vez com água fria.
-
Despeje a cerveja no barril e vede-o.
-
Deixe em repouso, de uma a duas semanas, experimentando a cada três dias.
-
Engarrafe a cerveja quando estiver contente com o sabor.
O que você precisa
- Barril de carvalho
- Cerveja
- Solução de esterilização
- Água
- 50 g de sulfito
- 14 g de ácido cítrico
- Garrafa