Contente
Embora a epinefrina e a norepinefrina compartilhem um nome e estrutura química similares, existem algumas diferenças definidas na forma como esses neurotransmissores afetam o corpo. Devido aos seus efeitos estimulantes, os dois hormônios podem ser utilizados como medicamentos, em particular a noradrenalina, que é usada para melhorar o humor naqueles que estão gravemente deprimidos.
Tanto a epinefrina quanto a norepinefrina promovem a dilatação da pupila (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Epinefrina
Também conhecida como adrenalina, a epinefrina é um hormônio e um neurotransmissor transferido pelo sistema nervoso, que cria uma resposta de "luta ou fuga" no corpo. Presente naturalmente nas glândulas suprarrenais, a adrenalina aumenta a frequência cardíaca, contrai os vasos sanguíneos, dilata a pupila e suprime o sistema imunológico.
Norepinefrina
A noradrenalina é um neurotransmissor e um hormônio que também faz parte da resposta de "luta ou fuga" no corpo. Quando ela é liberada no organismo, ocorre o aumento da frequência cardíaca, o que faz com que a glicose seja liberada na forma de energia e o fluxo de sangue para os músculos aumenta.
Semelhanças
Epinefrina e norepinefrina têm muitas semelhanças: ambos são agentes simpaticomiméticos com estruturas químicas semelhantes. Ambos hormônios são produzidos na medula adrenal e são liberados pelas glândulas suprarrenais. Eles compartilham muitas semelhanças nas ações induzidas, já que têm efeitos sobre o corpo, tal como o aumento da frequência cardíaca.
Diferenças: vasos sanguíneos
Quando a resposta de luta ou fuga é acionada, a medula adrenal libera 80% de epinefrina e 20% de norepinefrina. A norepinefrina induz a dilatação de quase todos os vasos sanguíneos do corpo, enquanto a adrenalina contrai os vasos menores do fígado e rins. Portanto, a resposta corporal nos vasos sanguíneos é um pouco diferente.
Diferenças: psicoatividade
Ao contrário da adrenalina, a noradrenalina é uma droga psicoativa que cria uma reação no cérebro. Devido a isso, a norepinefrina é frequentemente incluída em medicamentos para o tratamento da depressão. Quando administrada em combinação com a serotonina, um outro neurotransmissor, a noradrenalina pode afetar positivamente tanto o humor quanto o comportamento.