Contente
Muitas das ervas recomendadas para humanos para cuidar do trato urinário e problemas de bexiga podem também ser usadas em animais de estimação com o mesmo problema. Entretanto, problemas no trato urinário normalmente não permitem que a urina seja expelida corretamente e podem ser fatais, por isso faça uma consulta com um veterinário para um diagnóstico e tratamento. Ervas para o trato urinário estão disponíveis em preparações únicas ou misturas comerciais.
Tente remediar os animais de estimação com ervas para problemas urinários (Puppies of the spitz-dog and cat in studio image by Ulf from Fotolia.com)
Hidraste
A hidraste tem sido usada por muito tempo em tratamento de doenças do trato urinário em humanos e é segura para ser usada em cães e gatos. Ela tem propriedades antimicrobiais e antibióticas. Essa erva estimula o útero, por isso não a use em animais que estejam grávidos. A erva pode ser dada em infusão para animais que estejam sofrendo de doença do trato urinário. Consulte seu veterinário para um diagnóstico definitivo antes de dar remédios naturais para seus animais de estimação.
Dente-de-leão
Aquelas flores amarelas que crescem no gramado não são somente ervas daninhas, o dente-de-leão tem propriedades medicinais. Para os cães, ele pode ser colocado na comida agindo como diurético e estimulando a urina. Ele pode ser comprado em lojas físicas ou virtuais que vendam ervas, ou também podem ser encontradas em quintais. Entretanto, certifique-se de que o dente-de-leão colhido no quintal não tenha herbicidas. As folhas devem ser secas e misturadas à comida do cachorro, ou ferva as folhas fazendo um chá e misture à ração.
Evas chinesas
O veterinário Allen M. Schoen recomenda o uso da combinação de polyporus para inflamação urinária em gatos. Também conhecidos como zhu ling tang, essas ervas chinesas incluem hoelem, raiz chinesa e sclerotium de tuckahoe. A combinação age como diurético, o veterinário também diz que ela tem um grande sucesso resolvendo problemas crônicos de bexiga nos felinos, incluindo cistite. Ele tem usado polyporus para ambas as infecções e cristalização da urina em gatos. Faça uma consulta com um veterinário que entenda bem de medicina alternativa antes de fazer um tratamento com ervas em um animal de estimação. Outra combinação para tratar problemas urinários em animais, citada por Schoen, é da Dra.Cheryl Schwartz em seu livro "Chinese Medicine for Dogs and Cats". Ela sugere que uma combinação de uma infusão de ervas com 6 gotas de banana da terra, 2 gotas de agrimônia e 4 gotas de cutelo dissolvidos em 30 ml de água destilada pode ser administrada com conta gotas, três vezes ao dia.