Contente
A jandaia-amarela é uma ave colorida de porte médio, um animal de estimação muito comum nos Estados Unidos. Elas são nativas da costa nordeste da América do Sul, assim como de algumas partes da América Central. Gaiolas apropriadas para as jandaias-amarelas podem ser difíceis de encontrar, já que elas são um pouco maiores que calopsitas, mas com um bico muito mais resistente. Como resultado, as gaiolas para calopsitas não são resistentes o suficiente, e gaiolas para papagaios têm barras muito espaçadas.
Instruções
Gaiolas para as jandaias-amarelas precisam ser resistentes, pois essas aves têm bicos muito fortes (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)-
Escolha uma gaiola que seja grande o suficiente para que a jandaia-amarela tenha bastante espaço para escalar e brincar. A gaiola deve ter no mínimo 60 cm de largura e 60 cm de profundidade, apesar de que, quanto maior ela for, melhor. A altura da gaiola não é tão importante, mas deve ter também, pelo menos, 60 cm.
-
Meça o espaço entre as barras da gaiola. O espaçamento ideal para jandaias-amarelas é de 0,5 cm, mas entre 1 cm e 2,5 cm ainda é aceitável. Um espaço maior que 2,5 cm pode machucar a ave caso ela tente colocar a cabeça entre as barras e fique presa.
-
Procure por uma gaiola resistente, com barras relativamente grossas, já que as jandaias-amarelas mordem com voracidade e podem destruir com facilidade gaiolas mais frágeis. Se as medidas das barras estiverem no pacote, certifique-se de que tenham entre 1,5 e 2 mm. Barras mais finas, como as de 1,2 mm, quebram e entortam com mais facilidade com as mordidas.
-
Examine as partes da gaiola que possam ser difíceis de limpar. A jandaia-amarela come uma grande quantidade de frutas e pode ser bastante bagunceira, então as gaiolas devem ser fáceis de limpar. Gaiolas de inox ou revestidas podem ser mais fáceis de limpar. Evite gaiolas pintadas ou niqueladas, pois elas podem ser lascadas pelo bico poderoso da jandaia-amarela. Se a gaiola tiver uma grade inferior, certifique-se de que ela deslize com facilidade para a limpeza diária.
-
Escolha uma gaiola com uma estrutura que permita rodas. Isso fará com que seja muito mais fácil mover a gaiola para fora, para limpá-la. A sua jandaia-amarela irá apreciar o tempo que estiver fora de casa (dentro da gaiola), e será mais prático se a gaiola tiver rodas.
-
Confira se as fechaduras da gaiola conseguem trancar todas as portas (e não apenas a porta principal) com segurança, e não possam ser abertas por dentro. A jandaia-amarela tem facilidade para escapar de gaiolas e fazer algumas excursões não supervisionadas pela casa do dono. Qualquer porta sem segurança ou portas para colocar os alimentos devem ficar trancadas com fechaduras de aço inoxidável, apertadas com alicates.
Dicas
- Gaiolas horizontais são ainda melhores para as jandaias-amarelas, que costumam utilizar apenas a parte superior das gaiolas.
Aviso
- Evite gaiolas decorativas, que podem ter alguns poleiros giratórios que podem prender as patinhas da jandaia-amarela enquanto ela tenta escalar.