Contente
Uma parábola é uma história curta que passa um lição espiritual ou religiosa. Várias culturas e religiões possuem parábolas antigas populares. Escrever a sua própria é extremamente recompensador. Isso pode te ajudar a iluminar e entreter aqueles que cruzam o seu caminho, assim como escrevê-la pode aprofundar seu entendimento na sua religião e nas suas crenças espirituais.
Instruções
Escreva uma parábola que passe uma lição espiritual (holy bible image by palms from Fotolia.com)-
Escreva ou digite a moral da história. Se a lição espiritual ou religiosa já estiver escrita em forma de parábola, leia e retire o significado dela. Esse será seu ponto inicial (ou a fundação) da sua parábola.
-
Conheça seu público. Para quem você está escrevendo parábolas? Você quer alcançar crianças, adolescentes ou adultos? Você quer que sua parábola alcance todos ou um grupo específico? Saber dessas coisas vai ajudá-lo a escrever uma história que seja apropriada para seu público.
-
Gaste tempo pensando. Se você tem um conceito espiritual específico, como "nós estamos todos conectados", pense em maneiras de usar isso seu dia a dia. Como você próprio entende o conceito ou lição que você quer desenvolver em sua história? Pense nas maneiras em que você recebeu essa lição em sua vida. A natureza é uma excelente professora de lições espirituais. Passe um tempo em contato com a natureza para se inspirar. Se você não quiser fazer isso, leia outras parábolas, como as de Jesus, para buscar inspiração.
-
Desenvolva a sua história. Mantenha-a simples. Os personagens não precisam ser pessoas reais. Você pode usar a natureza ou animais para contar a sua história, se quiser. Seja criativo. Além disso, você pode ilustrar sua história usando um diálogo entre duas pessoas. Relembre de quando alguém lhe deu alguma lição. Como eles lhe contaram a história? Como foi o diálogo entre vocês? Veja se você consegue recriar isso no seu enredo.
-
Parábolas são mais eficientes quando são curtas. Conte sua história em 400 palavras ou menos.
-
Peça para alguém ler a sua história. Ela faz com que o leitor se sinta inspirado ou pense de uma maneira diferente? Inspiração é o ponto principal de uma boa parábola.