Existe conexão entre água rica em minerais e pedra nos rins?

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Existe conexão entre água rica em minerais e pedra nos rins? - Artigos
Existe conexão entre água rica em minerais e pedra nos rins? - Artigos

Contente

O fato que a água tem um papel importante no desenvolvimento de pedras nos rins já é muito aceito pelo público, porém fica a dúvida: a água com muitos ou poucos minerais que causa a formação de pedras? Na realidade a água dura, a que é rica em minerais dissolvidos, não parece ser um fator significativo no aumento do risco de desenvolvimento do cálculo (pedras) urinário.


A dureza da água depende da concentração de minerais (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Água dura

A dureza da água depende da concentração de minerais dissolvidos em sua composição, especialmente magnésio e cálcio. A água dura não apresenta riscos consideráveis a saúde, mas pode causar o acúmulo de minerais em fissuras reduzindo o efeito de sabonetes e detergentes.

Água dura e pedras nos rins

Ao publicar um artigo em 2003 para o National Institute of Public Health dos EUA, pesquisadores determinaram que diversos estudos indicaram o aumento na incidência de pedras urinárias em pacientes que consumiram tanto água dura quanto água mole. Eles concluíram que os níveis de cálcio e magnésio da água não indicam um risco elevado de contrair a doença.


Eliminação do cálcio

De acordo com um artigo sobre dureza da água e pedras nos rins no site DrinkingWater.com, o consumo de água rica em cálcio aparentemente facilita a eliminação de cálcio através da urina, reduzindo a formação de pedras cálcicas no trato urinário.

Pedras urinárias recorrentes

Existem experimentos que indicam uma correlação entre o consumo de água mole e prevenção de pedras urinárias recorrentes. Porém é importante considerar que diversos outros fatores além da água estavam envolvidos, então o motivo decisivo deste resultado não pode ser determinado.

Pedras urinárias

A pedra é a separação de cristais da urina no sistema urinário. Diversos fatores são envolvidos em sua formação, incluindo hereditariedade, excesso de vitamina D, antiácidos com base em cálcio e infecções do trato urinário.