Contente
Toda criança irá em um certo momento perguntar aos seus pais ou à outro adulto de confiança: "De onde vêm os bebês?". Existem muitos meios de abordar o assunto, dependendo da idade da criança. Aqui está como responder à esta pergunta inevitável.
Instruções
Explique ao seu filho de onde os bebês vêm-
Fale com os seus filhos assim que eles começarem o assunto, se você tiver tempo para discutir o tema. Se o momento ou lugar são inapropriados, diga a eles quando você poderá falar com eles sobre o assunto e cumpra sua promessa.
Programe um momento a sós para vocês conversarem sem constrangimento ou interrupções. (mother and son image by Serghei Velusceac from Fotolia.com) -
Diga a eles o que querem saber, sem dizer demais - quando eles absorverem os pontos simples, então você pode passar para assuntos mais complexos.
Perguntas simples, respostas simples e diretas. (Mother and the son image by Ella from Fotolia.com) -
Leve-os a sério. Não ria deles ou faça-os se sentirem bobos por perguntar.
Leve-os a sério. É preciso coragem para perguntar algo assim á um adulto. (mother and daughter image by Jana Lumley from Fotolia.com) -
Use termos corretos. Se o seu filho em idade pré-escolar quer saber onde os bebês crescem, ensine-o o termo "útero". Se a criança quer saber como o bebê entra dentro da mãe, explique os termos "esperma" e "óvulo," assim como "pênis" e "vagina" se necessário, da forma mais simples possível.
Use os termos corretos e científicos, como: útero, esperma e óvulo. (mother and son image by starush from Fotolia.com) -
Explique o conceito de privacidade. Muitas crianças irão perguntar, "Posso ver?" quando você explicar o processo de intercurso sexual para eles; diga a eles que isso é algo que papais e mamães fazem à sós quando eles se amam muito.
Explique que isso é algo que papais e mamães fazem a sós quando se amam muito. (Mother and Daughter image by Mat Hayward from Fotolia.com) -
Fale sobre o tempo que leva para o bebê crescer. Isto é especialmente importante se você está tentando preparar uma criança para a chegada de um irmão ou irmã.
Convide a criança a medir sua barriga a medida que o irmãozinho cresce até o nascimento. (maman et moi 15 image by Nathalie P from Fotolia.com) -
Seja tão breve e direto quanto possível - se a pequena conversa se tornar uma palestra, seus filhos podem perder o interesse e parar de ouvir.
Seja breve e direto. (Young parents talking to son image by Pavel Losevsky from Fotolia.com) -
Repita se necessário para ter certeza que ele entenderam o que você está dizendo.
Use de recursos como livros, vídeos e sites, para ilustrar melhor o assunto. (mom & son reading nine image by Paul Moore from Fotolia.com)
Como tratar esse assunto tão delicado, porém inevitável
Dicas
- Existem muito livros que podem ajudá-lo a decidir como falar sobre sexualidade e reprodução com os seus filhos, então não pense que você precisa se virar com isso sozinho.
- As crianças frequentemente entendem figuras mais claramente do que palavras, então você pode querer desenhar ou mostrá-los uma figura de um bebê crescendo dentro da mãe como parte da discussão.
Aviso
- Não trate sexo e reprodução como algo sujo e vergonhoso - deixe que seus filhos saibam que isto é algo positivo e miraculoso mas que é apenas para os adultos.
- Se seus filhos tiverem de alguma forma entendido ou interpretado mal alguma informação sobre sexualidade e reprodução, esclareça a informação tão breve quanto possível e descubra onde eles adquiriram a informação incorreta.