O que é fragmentação de arquivos?

Autor: John Pratt
Data De Criação: 15 Janeiro 2021
Data De Atualização: 5 Janeiro 2025
Anonim
O que é fragmentação de arquivos? - Artigos
O que é fragmentação de arquivos? - Artigos

Contente

A fragmentação de arquivo ocorre quando partes de um arquivo ou vários outros arquivos relacionados ficam desarticulados ou "fragmentados" no disco rígido. Em outras palavras, ao invés de permanecerem armazenados para acesso e processamento rápidos, os arquivos e segmentos fragmentados ficam espalhados em vários setores do disco rígido.


Com o tempo, os arquivos de um disco rígido podem ficar fragmentados (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Causas da fragmentação

A fragmentação é um fenômeno comum, ocorrendo durante o uso rotineiro de um computador. Enquanto você movimenta, salva, ressalva e deleta arquivos, partes de dados acabam armazenados em várias partes do disco rígido. Isto vai gradualmente deixando os arquivos mais espalhados.

Efeito negativo da fragmentação

Com arquivos e partes relacionadas do mesmo arquivo armazenados em partes irregulares entorno do disco rígido, o leitor do disco toma naturalmente mais tempo e "energia" para acessá-los. Isto resulta em lentidão no processamento e uma queda geral na velocidade de seu computador. Enquanto que um certo grau de desfragmentação é esperado e geralmente não é problema algum, fragmentações mais avançadas podem levar a erros e lentidões mais contínuas.


Consertando a fragmentação

No Windows, você pode usar o utilitário nativo do sistema chamado de Desfragmentação de Disco para consertar arquivos e setores fragmentados. No menu Iniciar, escolha "Executar" e digite "defrag.exe" para localizar e abrir o utilitário. A Apple mantém seu sistema operacional otimizado com um sistema automático de administração de disco, fazendo o processo de desfragmentação desnecessário. Alguns usuários da Apple, porém, acham necessário desfragmentar seus discos rígidos da Mac manualmente de vez em quando. Num Mac, é preciso usar softwares de terceiros, como o iDefrag, pois o sistema não possui um utilitário de desfragmentação próprio.

Aviso

A fragmentação nem sempre é algo ruim e nem sempre pede por desfragmentação. Programas mais complexos de edição de áudio e vídeo, que operam com uma vasta gama de arquivos de dados e referência, podem ser feitos deliberadamente para trabalharem com estruturas fragmentadas de arquivos de sistema. Isto serve para organizar milhares de arquivos envolvidos em todas as sessões de edição de modo que a cada arquivo e cada grupo esteja atribuído seu respectivo setor, mesmo deixando espaço livre em tal setor. Por exemplo, o software de edição Avid distribui e armazena arquivos num padrão fragmentado e sua função pode, de fato, ser sabotada por processos de desfragmentação, o que resulta em um desempenho piorado.