Como gravar dados no chip EEPROM

Autor: Morris Wright
Data De Criação: 24 Abril 2021
Data De Atualização: 26 Novembro 2024
Anonim
COMO COPIAR DADOS DA MEMORIA FLASH  EPROM
Vídeo: COMO COPIAR DADOS DA MEMORIA FLASH EPROM

Contente

Todo computador disponível no mercado utiliza EEPROMs (Electronically Erasable and Programmable ROM) para armazenar o BIOS da placa-mãe e dos periféricos do sistema. Os usuários não precisam removê-la para alterar o programa gravado na memória. A programação do chip EEPROM pode ser realizada sem precisar apagar o programa em curso. Na maioria das vezes, os aparelhos possuem programadores que gravam em chips EEPROM. Algumas pessoas, no entanto, utilizam gravadores feitos em casa ou programas autorais. Para gravar dados no EEPROM, é necessário seguir um procedimento definido.


Instruções

Aprenda os procedimentos para gravar dado nos chips EEPROM (computer circuit board image by glamoroso from Fotolia.com)
  1. Verifique o manual do chip. Anote o barramento de endereço e a numeração dos pinos, o pino de entrada é o "CE", o de saída "OE" e o para gravar os dados é o "WE". Você usará esses pinos para gravar e ler os dados.

  2. Deixe o pino "CE" ativado e os outros dois desativados. O primeiro deverá estar sempre ativo durante todo o processo. Desative o "OE" também durante o processo de gravação, já que você apenas necessitará dele para realizar a leitura dos dados.

  3. Ajuste os pinos de endereçamento para que direcionem ao EEPROM que você deseja armazenar os dados. Caso você esteja gravando os dados sequencialmente e o chip estiver vazio, o endereço será zero.


  4. Ajuste os dados que deseja gravar no endereço zero dos pinos de endereçamento. Cada vez que você gravar um byte de dado, será necessário incrementar o endereço antes que o próximo byte seja gravado.

  5. Ative o pino "WE" momentaneamente e, em seguida, desative-o. Vá para o próximo endereço e o próximo pacote de dados. Repita o processo até que você tenha finalizado o processo de gravação no EEPROM.

O que você precisa

  • Data sheet (manual de informação) do seu EEPROM