Contente
- O começo da enfermagem
- Enfermeiros
- Tempos medievais
- A Idade Média
- O Século XVI
- Primeira enfermeira na América
Através da história da humanidade, civilizações têm visto o papel de enfermeiros de diversas maneiras. Entre os povos antigos, a enfermagem nāo era considerada uma profissão, sendo praticada apenas dentro do círculo familiar. Mulheres Romanas e Gregas de classe nobre, cuidavam dos doentes, enquanto que os deuses eram responsáveis por influenciar a cura. No Egito, enfermeiras eram contratadas para ajudar no parto.
Os Romanos e os Gregos acreditavam que os deuses influenciavam a cura dos doentes (colosseum, rome image by maya from Fotolia.com)
O começo da enfermagem
Entre os povos antigos, cuidar de doentes muitas vezes era um trabalho relegado aos escravos, às mulheres pobres, e às prostitutas. Porém, com a introdução do Cristianismo no primeiro século, mulheres que se dedicavam ao ofício, começaram a adquirir uma medida de respeito, dando assim, à Ordem das Diaconisas, a liberdade de exercerem a profissão nos tempos antigos. No entanto, em algumas partes do mundo, os homens ainda eram considerados mais capacitados do que as mulheres para cuidarem de doentes.
Enfermeira nos tempos antigos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)Enfermeiros
A primeira escola de enfermaria foi estabelecida por volta do ano 250 a.C., na Índia, e mulheres nāo eram permitidas nesta escola. Mulheres eram consideradas impuras, entāo apenas homens eram permitidos a terem contato direto com o doente, ajudando-os a caminhar, tomarem banho e comerem, como também faziam massagens terapêuticas e arrumavam as camas dos doentes. Na cultura Árabe, as mulheres eram consideradas incapacitadas para exercerem a profissão. Durante o tempo das Cruzadas, os próprios soldados cuidavam dos feridos.
Estudantes de enfermagem (Fox Photos/Valueline/Getty Images)
Tempos medievais
Organizações masculinas foram formadas nos tempos medievais exclusivamente para cuidarem de pacientes. No terceiro século, a Irmandade Parabolani de Roma, cuidava dos Egípcios de Alexandria que foram afligidos pela peste que afetava o pais. Esse pequeno grupo era uma irmandade cristā masculina, esses homens arriscavam suas próprias vidas para cuidarem dos doentes afetados por doenças altamente contagiosas.
Epidemia de cólera (Photos.com/Photos.com/Getty Images)A Idade Média
Durante a Idade Média, cuidados de doentes estavam associados a religião e a igreja. Homens e mulheres eram permitidos exercer a profissão, mas apenas para pessoas pertencentes ao mesmo sexo. Havia assembleias de homens que pertenciam a grupos como a ordem dos Cavaleiros Hospitalares, Cavaleiros de Lazaro e a ordem dos Cavaleiros Teutônicos. Cuidar dos ferimentos de seus próprios camaradas, era o propósito principal dos membros destas organizações. Estes grupos foram os primeiros a estabelecer a administração de hospitais em campos de batalha na Europa. Cristãos da Idade Média lideraram a formação da Irmandade Augustiniana, a primeira sociedade de enfermagem feminina.
Enfermeira cuidando de uma menina (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
O Século XVI
De acordo com a faculdade de Porterville na Califórnia, até o começo do século XVI, nāo era necessário estudar enfermaria para poder exercer a profissão. Porém, a partir dos anos 1500, com o aumento da população, e o aumento de epidemias, foi necessário que enfermeiros obtivessem estudos formais de enfermaria. Durante este período, as irmās da caridade estabeleceram a primeira escola de enfermaria com um currículo educacional organizado.
Enfermeiras em uniforme (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)Primeira enfermeira na América
Por volta do ano 1550, o Frade Mexicano Juan de Mena tornou-se o primeiro enfermeiro, onde mais tarde se tornaria parte dos Estados Unidos da América, de acordo com o website Male Nurse Magazine. Naufragado no sul da costa do Texas, o Frade foi atingido por uma flecha e morreu pouco depois. Frade Juan era um enfermeiro respeitado, diligentemente cuidando dos doentes até antes de sair do México, uma viagem que seria a sua última viagem.
Enfermeiro em tempos modernos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)