Contente
Marcar território com urina é um hábito normal entre os felinos. É diferente da urinação normal ou fora da caixa de areia. Se você já sentiu os cheiros, você saberá a diferença. A marcação de território é geralmente feita em superfícies verticais: móveis, cortinas e portas. Os gatos marcam território quando o sentem ameaçado ou quando estão estressados. Embora este seja um hábito frustrante para os proprietários e não seja fácil de quebrar, certas coisas podem ser feitas para ajudar.
Instruções
A maioria das fontes recomenda castrar o gato para evitar a marcação de território com urina (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)-
A maioria das fontes irá recomendar a castração, que eliminará o comportamento em cerca de 95% dos gatos machos. No entanto, alguns caem nos 5% que continuam a demarcar território com urina. Na maioria dos casos, porém, a castração vai evitar que o problema inicie.
-
Se o seu gato castrado começar a demarcar território, tente descobrir o motivo. Você mudou sua rotina? Mudou de casa? Há um novo gato na vizinhança, que seu animal sente o cheiro pelas janelas abertas? Tente restringir a visão do lado externo.
-
Compre sprays de ferormônio em seu veterinário. Uma marca famosa é a Feliway, que contêm os ferormônios que seu gato normalmente deixa quando esfrega o rosto em objetos. O cheiro do ferormônio reafirma a seu gato que seu território está bem demarcado.
-
Quando seu gato demarcar uma área, tente limpá-la completamente usando um limpador enzimático. Se os gatos puderem sentir o cheiro de demarcação em algum local, eles provavelmente irão repetir o gesto.
-
Se tudo o mais falhar, tente deixar seu gato em uma área externa segura durante parte do dia. Ele poderá fazer demarcações do lado de fora sem estragar os móveis.
O que você precisa
- Spray de ferormônio