Contente
Insetos são muitas vezes considerados, de forma errônea, nada além de pragas. Embora existam insetos destrutivos tais como gafanhotos, mais de 95 por cento deles são benéficos na realização de tarefas importantes para os agricultores, como polinizadores e alimentando-se de pragas. Sem insetos as plantas morreriam doentes ou parariam de dar frutos e as fazendas iriam à falência.
A joaninha é um dos mais benéficos insetos (ladybug image by Marek Kosmal from Fotolia.com)
Joaninhas
Cultivos valiosos, como a batata, algodão e amêndoas são freqüentemente mortos por insetos minúsculos chamados de pulgões. Os inseticidas podem controlar os pulgões. No entanto, são caros, danificam as colheitas e matam os insetos benéficos e pragas. Em vez disso, muitos agricultores controlam os pulgões, introduzindo joaninhas em suas terras. A maioria das espécies de joaninha são predadoras e alimentam-se de pulgões e outras pragas.
Mantidae
Os 1.800 membros da espécie mantidae, mais conhecido como louva-a-deus, são insetos predadores com braços longos e espinhosos para agarrar a presa. Comedores vorazes eles caçam insetos e outros invertebrados, outros louva-a-deus e até mesmo pequenas rãs. No entanto, eles são assassinos indiscriminados que matam tanto as pragas quanto os insetos benéficos.
O louva-a-deus é um predador indiscriminado (praying mantis image by john barber from Fotolia.com)
Abelhas
Várias espécies de abelhas beneficiam os agricultores polinizando as plantações. Algumas plantas como o trevo e as orquídeas são dependentes de espécies específicas. Na década de 1980 problemas incluindo o uso excessivo de inseticidas e ácaros parasitas começaram a matar as populações de abelhas, obrigando os agricultores a alugar abelhas para a polinização. Em 2006, o misterioso "distúrbio do colapso dos enxames" deixou muitas colmeias de abelhas comerciais completamente vazias.
As abelhas polinizam muitas plantações valiosas (Bee image by Tamas Majer from Fotolia.com)Marimbondos
Os marimbondos são insetos alados semelhantes às abelhas. No entanto, ao contrário delas, eles são predadores carnívoros que se alimentam de larvas, insetos adultos e aranhas. Alguns marimbondos são criaturas sociais que vivem em grandes colônias. Marimbondos sociais adultos subsistem de seiva e néctar. No entanto, eles alimentam as suas crias pré-mastigando proteína animal. Marimbondos solitários, como a cigarra assassina, tarântula falcão e amassadores de barro colocam um ovo em uma presa paralisada. Quando o ovo eclode, a larva se alimenta da presa. Marimbondos parasitas põem seus ovos nos ninhos de outras espécies de vespas, plantas ou até mesmo nas larvas de outros insetos.
Muitos marimbondos se alimentam da caça de pragas (wasps image by Maksym Dyachenko from Fotolia.com)