Contente
Conhecida como um período de desenvolvimento físico rápido e autoquestionamento, a adolescência não é nada comum. Com muitas igrejas perdendo os jovens ao longo de todas as linhas denominacionais -- e uma cultura que prioriza entretenimento sobre conteúdo -- levar adolescentes de volta não é uma tarefa fácil. Isso pode ser feito. Aqui está um caminho maravilhoso para fazer Jesus ficar mais atraente para os adolescentes.
Instruções
Como fazer Jesus atrair adolescentes (James Woodson/Digital Vision/Getty Images)-
Determine o seu público potencial. Descubra se eles acreditam em Deus. Em termos de que rumo tomar e como alcançá-los, isso pode fazer toda a diferença.
-
Conheça o seu público em um nível não religioso, bem como religioso. Mostre que você se preocupa com as esperanças, medos e sonhos dos jovens. Contexto é tudo, especialmente quando é hora de apresentar os ensinamentos de Jesus.
-
Apresente o seu testemunho de como Jesus Cristo transformou a sua vida e como isso se relaciona com a sua biografia como é narrado no Novo Testamento. Prepare um plano de aula claro e coerente para amarrar todos esses itens juntos, para que possa responder às perguntas de forma adequada -- adolescentes valorizam muito a experiência pessoal.
Atendendo ao básico
-
Explique, em termos claros e simples, como a vida e a mensagem de Jesus são relevantes para as preocupações do seu público. Faça perguntas diretas para inspirar discussões sobre os conceitos morais que você quer abordar.
-
Compare a visão de Jesus do cristianismo com a das outras religiões, assim os adolescentes verão como isso se enquadra com a descrição da Bíblia. Reveja todas as facetas da personalidade de Jesus, como mostradas na Bíblia, tais como a sua ira para conduzir os cambistas para fora do templo.
-
Planeje atividades que incentivem os adolescentes a verem Jesus como uma presença real e permanente em suas vidas -- como bater nas portas dos vizinhos ou conversar com moradores de rua -- como parte de um esforço evangelístico local.
Apresente sua mensagem
Dicas
- Deixe que os adolescentes façam perguntas sobre os aspectos da fé cristã ou da vida de Jesus que pareçam incomuns. Evite críticas como "Você está errado em pedir que" -- dê respostas baseadas na Bíblia, quando possível, para aliviar as preocupações do seu público. Enfatize conceitos essenciais da vida de Jesus que pareçam relevantes para um público adolescente, como suas divergências doutrinárias com os fariseus. Nunca perca oportunidades de vincular outros eventos ou lugares históricos aos pontos que você esteja tentando ressaltar. Saliente que a primeira metade da Bíblia, o Antigo Testamento, contém mais de 300 profecias referentes a Cristo de alguma forma. Ensine adolescentes a orarem de forma espontânea e em suas próprias palavras, com base na ideia de que Jesus pode interceder por eles mesmos e pelos outros.
Aviso
- Atividades podem levar à união, como concertos, acampamentos e jogos de vôlei. Apenas certifique-se que o entretenimento proposto não sobrecarregue seus esforços de ensino. Garanta que qualquer lição equipe os adolescentes com as ferramentas para enfrentar um mundo muitas vezes hostil aos cristãos. Avise-os de que as interpretações de Jesus podem dramaticamente diferir de seu retrato da Bíblia, particularmente se o líder de um grupo o denomina como a encarnação de Cristo.
O que você precisa
- Bíblia
- Concordância (para procurar versos ou conceitos relevantes)
- Planos de aula
- Local da reunião
- Líder da juventude (ou pastor)