Contente
São encontrados muitos tipos de aves no Japão. Muitas delas também são encontradas em outras partes da ásia, e podem migrar para a Europa ou África. A maior parte não são endêmicas, o que significa que são encontradas apenas no Japão; e algumas estão ameaçadas de extinção. Dentre elas estão o enorme Grou Japonês, espécies de codornas, a aves canoras como pardais.
O Grou Japonês é um símbolo nacional no Japão (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Codorna japonesas
A codorna japonesa é também encontrada na Rússia, China, Korea e Índia; durante o inverno na China, sudeste da Ásia e costa noroeste da África. Ela vive em campos gramados, margens de rios e arrozais. Ela se parecem com as codornas europeias, uma vez que possuem penas pintadas sobre uma base marrom escura e uma faixa branca sobre os olhos. Ela pesa cerca de 90 g. O macho possui uma coloração avermelhada no peito. Tanto o macho quanto a fêmea são do mesmo tamanho, com uma envergadura de 9 cm a 10 cm. No Japão, ela põe os ovos entre o fim de maio e até agosto, são chocados cerca de um ovo por dia.
Grou Japonês
O Grou Japonês é o segundo grou mais raro do mundo. Essa ave migra para os arredores da Rússia, China e sudeste da ásia, mas uma população não migratória vive em Hokkaido, no Japão. Ela vive em pântanos de águas profundas com vegetação morta, diferentemente da maioria dos seus parentes. Ela pesa cerca de 9 kg, mede 1,6 m e uma envergadura de 2,44 m. Esse grou possui um corpo branco, com asas de pontas pretas, um famoso círculo vermelho em sua cabeça e uma pele bem exposta. Ele é monogâmico e sua famosa dança de acasalamento consiste em uma série de arcos e saltos balançando a cabeça. Eles acasalam na primavera e no verão, a fêmea normalmente dois ovos, onde normalmente apenas um sobrevive. O filhotes emplumam, ou desenvolvem suas asas, por volta de 70 dias de vida e alcançam a maturidade com dois ou três anos de idade.
O Íbis do Japão
O Íbis do Japão costumavam viver nas zonas úmidas, mas devido a pertubação humana, eles mudaram paras montanhas de 500 m a 1000 m de altura, onde podem ser vistos em arrozais. Ele é pequeno medindo cerca de 76 cm de comprimento e pesando cerca de 1 kg, com uma envergadura de 140 cm. Ele possui longas penas brancas com pintas rosas. Suas pernas são curtas, de vermelhas a marrons e possuem dedos com membranas. O pescoço possui uma juba de penas e uma grande crista na nuca. No período de acasalamento, o calor do corpo faz com que a ave se torne cinza. Como o Grou Japonês, o íbis possui uma dança de acasalamento muito bem elaborada. Essa raça acasala entre março e agosto, e põe cerca de três ovos. Ambos os sexos chocam os ovos durante um mês. Algumas eles vezes eles têm sua ninhada fora da época de reprodução.
Pardal japonês
O pardal japonês é uma ave migratória que vive nos bosques do Japão e mede cerca de 20 cm. Ele possui um bico forte para sementes duras, um corpo marrom-acinzentado, uma máscara preta no rosto e uma barra branca nas asas. Essa ave constrói em uma árvore um ninho raso feito de galhos revestidos. Ele acasala no nordeste do Japão e durante o inverno vai para o sudeste.