Contente
A psoríase é uma doença autoimune que faz com que a pele produza células em excesso, resultando em manchas vermelhas descamativas que podem aparecer em qualquer parte do corpo, juntamente com uma gama de outros sintomas. Segundo o National Institutes of Health americano, quase oito milhões de pessoas nos Estados Unidos têm psoríase.
A psoríase ao redor do olho pode provocar arqueamento das pálpebras (Image by Flickr.com, courtesy of Helga Birna Jónasdóttir)
Tipos de psoríase
Os cinco tipos de psoríase são: em placas, em gotas, inversa, pustular e eritrodérmica. Cada um destes tipos afeta a pele podendo também causar artrite, lesionando as articulações.
Psoríase ao redor do olho
A psoríase ao redor do olho pode provocar arqueamento das pálpebras, afastando-as. A inflamação e a descamação nas pálpebras causam secura e irritação ocular, uma vez que estas não podem reumedecer o cristalino, e em vez disso podem arranhar a superfície do olho ao piscar.
Psoríase no olho
Embora seja rara, a psoríase pode afetar o próprio olho, causando-lhe secura, úlceras, prurido, inflamação e comprometimento da visão. O efeito mais sério é a uveíte, que provoca inflamação da íris, a parte colorida do olho, e interrompe o fluxo sanguíneo para a retina. Se ficar sem tratamento, isto causará cegueira.
Tratamentos
Quando a psoríase afeta o olho, os colírios com corticosteroides devem aliviar os sintomas. Pode ser necessário um regime imunossupressivo geral para tratar as causas básicas nos casos graves, segundo a National Psoriasis Foundation americana. Esses tratamentos não são disponibilizados sem receita.
Advertência
Quaisquer sintomas de inflamação, secura, descamação, vermelhidão ou sensibilidade na pele, olhos ou articulações devem ser verificados por um médico, para diagnosticar e tratar o problema. Os tratamentos da psoríase devem ser cuidadosamente monitorados para prevenir possíveis efeitos colaterais e maximizar o alívio dos sintomas.