Contente
O tamanho da maioria das brocas são marcadas no eixo delas. Não é incomum, no entanto, que este indicador seja desgastado com o uso. As próprias brocas também podem ser gastas conforme são usadas, alterando o seu tamanho. Nem sempre é necessário usar uma broca milimetricamente precisa, mas pode ser necessário de vez em quando, dependendo do projeto.
Instruções
Brocas de furadeira comuns (drill image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)-
Segure a broca pelo eixo de modo que a ponta dela fique virada para cima. Segure com os dedos para que possa girá-la facilmente.
-
Abra as garras do paquímetro de forma que elas fiquem mais largas do que a broca. Insira a ponta da broca entre as garras.
-
Feche as garras do paquímetro, encostando na ponta da broca, suavemente. Gire a broca com os dedos. Não aplique pressão com o paquímetro; deixe-o levemente aberto conforme a broca é girada para poder localizar o ponto mais largo da mesma.
-
Aplique uma leve pressão para fechar as garras no ponto mais largo da circunferência da broca. As garras podem se abrir um pouco mais do que a dimensão real da broca, ao girá-la.
-
Registre a leitura do paquímetro. Este é o tamanho final do furo que será produzido pela broca.
Dicas
- Se não for necessário tanta pressão, utilizar um medidor de broca é uma maneira fácil de determinar os tamanhos aproximados delas.
Aviso
- Caso não tenha certeza se a broca é de tamanho métrico, fracionário ou numerado, pode ser difícil obter um tamanho exato com um medidor de broca, já que as diferenças podem ser mínimas.
O que você precisa
- Brocas de perfuração
- Paquímetro