Como medir as larguras para fazer cortinas

Autor: Eugene Taylor
Data De Criação: 16 Agosto 2021
Data De Atualização: 9 Poderia 2024
Anonim
COMO MEDIR E CALCULAR UMA CORTINA
Vídeo: COMO MEDIR E CALCULAR UMA CORTINA

Contente

As cortinas enquadram nossas vistas todos os dias, então vale a pena gastar tempo suficiente para criá-las da maneira correta. A largura do tecido necessário para fazer uma cortina depende de vários fatores: o estilo e efeito que você quer, o tipo de material usado e o tamanho da janela ou espaço onde ficará pendurada. O peso e a grossura do material usado também afetarão o volume das cortinas, o que por sua vez afeta a largura do material necessário.


Instruções

Uma cortina feita de um tecido pesado e luxuoso (hanging curtain image by GeoM from Fotolia.com)
  1. Meça a largura de sua janela ou espaço onde a cortina ficará. Se quiser duas cortinas, uma de cada lado da janela, divida esse número por 2.

  2. Multiplique essa largura por 3 para criar cortinas cheias feitas de tecidos finos e leves, como o voile.

    Multiplique a largura por 2 ou 2,5 para tecidos de peso médio.

    Multiplique a medida por 1,5 ou 2 para tecidos pesados ou cortinas de tecido de peso médio que ainda serão forradas.

    Multiplique pelo número mais alto citado acima para criar mais dobras ou dobras mais profundas em suas cortinas.

  3. Acrescente cerca de 7,5 centímetros de sobra ao cálculo. Isso deixa 3,8 centímetros de cada lado — 2,5 cm para a bainha e 1,3 cm para dobrar e cobrir a borda do tecido.


  4. Acrescente mais alguns centímetros de sobra para a costura, se necessário. Talvez seja preciso juntar os comprimentos do tecido para cortinas mais largas, que excedam a largura disponível para o seu tecido. Acrescente cerca de 1,3 cm de sobra para a costura em ambas as larguras do tecido nesse caso.

Dicas

  • Meça duas vezes e corte uma. Passe o material a ferro antes de medi-lo e use giz para marcá-lo. Nunca corte antes de ter certeza de que o mediu corretamente.
  • As medidas para cortinas só devem ser feitas depois que os acessórios para pendurá-las estiverem no local correto, pois acessórios diferentes podem possuir alturas e larguras diferentes.
  • As cortinas mais cheias dão ao cômodo um efeito mais luxuoso e formal, enquanto as simples criam um visual mais casual.
  • Tente realizar um "ensaio geral" da cortina, pendurando o material na janela antes de começar a costurar; as bainhas passadas a ferro ou presas com alfinetes segurarão o material por tempo suficiente para que você tenha uma ideia de como ficará o efeito final.

O que você precisa

  • Fita métrica