Contente
Cada fonte tem sua própria personalidade. Para escolher um tipo de fonte apropriado para um relatório, você deve considerar a legibilidade da fonte e a formalidade do projeto na qual está sendo usada. Os dois tipos básicos de fontes, serif e sans-serif, podem ser usados dependendo na natureza do relatório.
Algumas fontes são consideradas mais formais do que outras (typing #3 image by Adam Borkowski from Fotolia.com)
Relatório informal
Se seu relatório é informal, você pode simplesmente usar as fontes que ficarem melhor. De acordo com o site do Microsoft Office, as fontes sans-serif são consideradas menos formais do que as serif e são, talvez, mais apropriadas para situações mais casuais. No entanto, se alguma parte do seu relatório contém um bloco grande de texto, uma fonte serif como a Times New Roman pode ficar mais legível. Use a Helvetica ou uma mais artística como a Comic Sans MS para títulos, subtítulos e marcadores.
Relatório formal
Use uma fonte serif se seu relatório for formal. Uma das fontes mais usadas nos campos acadêmico, científico e na mídia é a Times New Roman. Se estiver fazendo um relatório que seja parte de um trabalho acadêmico, verifique com seu orientador se há algum requisito a respeito da fonte. É normal que os professores ou orientadores solicitem que os alunos utilizem uma fonte Times em seus relatórios. Outras fontes serif que funcionam bem em relatórios formais são a Georgia e a Century.
Relatório escrito
Use uma fonte serif para um relatório escrito. Essas fontes tem pequenos traços e prolongamentos em suas extremidades. De acordo com o site do Microsoft Office, as fontes serif são consideradas mais legíveis quando em grandes blocos de texto. Elas são usadas na maioria dos jornais e livros, já que contêm uma grande quantidade de texto em letras pequenas. Algumas fontes serif comumente usadas são a Times New Roman, Georgia, Palintino e Century.
Relatório com apresentação visual
Use as fontes sans serif se seu relatório for uma apresentação visual, como um slide do PowerPoint ou um cartaz. Essas fontes não possuem os prolongamentos nas extremidades e são normalmente usadas para parecerem menos formais ou sérias do que as serif. As fontes sans-serif são usualmente usadas para títulos e subtítulos, sendo as serif usadas abaixo, para fazer o corpo do texto. Se seu relatório não possui grandes blocos de texto, mas apenas títulos, subtítulos e marcadores, as fontes sans-serif podem ser a melhor opção. Alguns exemplos são a Veranda, Helvetica e Ariel.