Contente
- Parte superior do corpo
- Musculatura nuclear ou central
- Parte inferior do corpo
- Treinos de velocidade
- Exercícios combinados
O arremesso de peso é um evento de força no atletismo. O fortalecimento das partes superior e inferior do corpo e os músculos principais, sem perder velocidade no arremesso, é crucial para aumentar a distância de projeção. Tanto a técnica de deslizamento quanto a de rotação usam os mesmos grupos musculares, de modo que os mesmos exercícios melhoram o desempenho atlético de maneira geral.
O arremesso é um esporte para ambos os gêneros no atletismo (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Parte superior do corpo
Os músculos da parte superior do corpo ajudam no impulso e lançamento do arremesso de peso no campo. Exercícios para melhorar a força e desempenho incluem supino, flexões e e extensões de bíceps e tríceps. O ajuste fino de pequenos grupos musculares entre os principais grupos musculares envolve a variação dos exercícios tradicionais. Por exemplo, faça supinos inclinados e oblíquos para trabalhar os músculos peitorais superiores e inferiores.
Musculatura nuclear ou central
O núcleo muscular do arremesso de peso inclui os músculos abdominais e das costas. Torções do tronco, abdominais e sequências de agachamento e flexões fortalecem os músculos do núcleo. Quando o desportista atinge a placa do dedo do pé, uma torção do tronco e pressão simultânea da musculatura inferior do corpo cria a energia necessária para fazer o arremesso ir mais longe. A musculatura central deve ser forte, para manter a forma neste momento do lançamento e evitar lesões graves nas costas.
Parte inferior do corpo
Os desportistas de arremesso parecem atirar o peso apenas com os braços, mas a musculatura inferior do corpo desempenha um papel importante na obtenção de maiores distâncias. A potência é transferida da parte inferior do corpo através da porção nuclear (abdome e costas) para os braços, frequentemente impulsionando o desportista 180 graus no momento do arremesso. Exercícios para a parte inferior do corpo relacionados ao arremesso de peso incluem agachamentos, leg press, extensão de perna e flexões isquiotibiais. Equilibrar a força muscular inferior do corpo ajuda a prevenir lesões musculares e, portanto, os desportistas devem trabalhar os músculos da panturrilha e músculos da canela juntamente com os principais grupos musculares.
Treinos de velocidade
Um elemento importante do arremesso é a velocidade. Seja o movimento de trás para a frente da circunferência usando a técnica de deslizamento, ou em torno do círculo usando a técnica de giro, velocidades maiores equivalem a mais energia e um arremesso mais longo. Exercícios de velocidade incluem correr nas retas e caminhar nas curvas ou vice-versa.
Exercícios combinados
Treinos combinados de força e velocidade trabalham vários grupos musculares, melhorando a velocidade. Com uma bola de peso entre 5 e 10 quilos na mão, lançadores sobem saltitando um lance de escadas, um passo de cada vez. Este exercício aumenta o poder explosivo da parte inferior do corpo, aumentando a velocidade de perna para o lançamento do arremesso de peso.