Contente
Entre em qualquer loja de tecidos, e você verá rolos e rolos tecidos coloridos que revestem as paredes, que pontilham os corredores ou ficam em cima das mesas de corte de tecido. A variedade de cores e estampas, assim como as variedades de tipos de tecido, pode ser incompreensível, especialmente para alguém que não é capaz de distinguir um metro de algodão de um metro de anarruga. Entretanto, determinar o metro de um tecido pode ser mais fácil do que distinguir os diferentes tipos de tecidos.
Tamanho
Quando uma peça de tecido é levada para a mesa de corte, o próximo passo é medir o tecido para a metragem especificada. O tecido é vendido pelo metro linear, que é a medida do comprimento, não a largura. Apesar do metro de tecido ser de 0,91 de comprimento, o tecido em uma peça pode variar de 81 cm a 1,50m de largura. As mais comuns são as larguras de 1.15 e 1.50 m. Portanto, a medida do metro do tecido não é 0,91 x 0,91 cm (a não ser que você compre um metro que tenha 0,91 cm de largura)
Cortando o metro
Uma vez que os 0,91 cm de tecido foi medido no comprimento, o tecido é então cortado a partir da lingueta usando tesouras. Se um pedaço de tecido remanescente é levado para ser medido, ele é sempre dobrado ao meio e, em seguida, o metro é medido e cortado.
Dicas de especialistas
Há uma velha regra de ouro proferida pelas costureiras ao longo dos anos para medir um metro de tecido sem uma fita métrica. Segure o tecido e estique seu braço em linha reta na linha do ombro, como se você fosse um policial orientando o trânsito. Olhe para a frente. Coloque uma extremidade do tecido na ponta de seu nariz. A medida do nariz à ponta dos dedos estendidos é de aproximadamente 0,91 cm ou um metro de comprimento.
Dicas para economizar
Às vezes, peças pré-medidas, tecidos pré-cortados chamados de restos estão disponíveis nas lojas por um preço com desconto. Estes pedaços são marcados com a quantidade de tecido (1 1/4 metros, por exemplo) bem como da largura do tecido (1,15 metro, por exemplo).
Fato Engraçado
O termo "bens de metro" se refere ao tecido ou outro material cortados e vendidos pelo metro. Em uma loja de tecidos, o proprietário, muitas vezes tinha um balcão marcado por tachas a cada 22 mm. As tachas eram de bronze, e o termo "descer às aderências de bronze" significava que era hora de descer para o negócio na mão, medir o material e fazer a venda.