Contente
O Maya, da Autodesk, é uma ferramenta de animação em 3D poderosa usada por profissionais e amadores para criar modelos e cenas 3D detalhados. Ele tem sido usado em filmes como "Monstros vs Aliens" da DreamWorks, e jogos famosos, incluindo o " Resistance:. Fall of Man" da Isomniac Games. Usando o Maya, você pode criar rapidamente modelos de personagens de alta qualidade, baseando-se em algumas técnicas de modelagem facilmente implementadas.
Use desenhos como referência para a modelagem
Material de referência
Antes de começar a criar o seu modelo de personagem no Maya, você deve procurar materiais de referência sobre o assunto. Se você for trabalhar a partir de uma pessoa real, o vídeo de 360 graus em torno da pessoa vai ajudar você a fazer uma reprodução com o máximo de precisão. Se o vídeo não estiver disponível, obtenha fotos da pessoa nas seguintes posições: visão frontal, em ambos os lados, visão de trás, vista de três quartos (diagonal), uma de corpo inteiro e uma da cabeça. Tire fotos da pessoa mostrando diferentes expressões faciais também. Quanto mais variadas as fotos, melhor será a qualidade do modelo e, mais tarde, da animação. Se o seu personagem não é baseado em uma pessoa real, você deve desenhar as várias folhas de referência necessárias antes de iniciar o processo de modelagem.
Modelagem básica do personagem
Digitalize seu material de referência e, em seguida, importe as várias fotos no Maya para a orientações sobre a criação de seu modelo. Você deve começar fazendo uma tradução aproximada do corpo do seu modelo com base nos desenhos. Crie cilindros para representar seções do corpo para obter a escala adequada para o seu personagem. Use um cilindro para o tronco, outro para a perna, etc. Você só precisa modelar um único lado, pois você pode usar a função de espelhamento do Maya para reproduzir as partes do corpo no lado oposto. Divida o cilindro do tronco ao meio para obter um espelhamento adequado.
Dimensione e ajuste os cilindros usando o sistema de vértices baseado em pontos do Maya para ajustá-los proporcionando a forma geral e os contornos do corpo do personagem. Quando terminar, você deve ter uma malha da metade corpo do seu personagem, menos da cabeça, do pé e da mão. Junte os cilindros do corpo e ajuste-os até que você tenha um modelo de malha básico. Adicione uma mão e um pé ao extraí-los da perna e do braço do seu personagem e, em seguida, reflita a imagem.
Adicione o pescoço e a cabeça para terminar o seu modelo bruto, usando o mesmo método do corpo. Em vez de um cilindro, para a cabeça, você deve começar com um cubo. Ajuste os vértices conforme necessário para ficar de acordo com a forma geral da cabeça do personagem. Depois de juntar o pescoço e a cabeça ao corpo, o modelo básico do seu personagem está pronto.
Modelagem avançada do personagem
Depois de criar o modelo básico do personagem, o resto é apenas adição de detalhes. Usando um livro de anatomia como referência, adicione definição muscular para o seu personagem, dando-lhe uma aparência mais natural. Para mais detalhes relacionados ao rosto, importe uma das suas imagens de referência facial e divida os polígonos rosto do seu modelo, alterando os vértices até que você ganhe o detalhe desejado. Tal como acontece com o corpo, seguir os padrões musculares dá ao seu personagem um visual natural.
Para detalhes das mãos, comece com a modelagem de um dedo. Ao obter um único dedo correto, você pode copiar e colá-lo para usar como base para os outros dedos e o polegar. Quanto mais detalhes você colocar no modelo, mais realista ele vai ficar caso mais tarde você decida adicionar textura ou animá-lo.