Contente
- Os óleos essenciais mais comuns
- Os óleos essenciais e suas propriedades
- Os principais óleos essenciais típicos do Brasil
- Pau-rosa, das florestas brasileiras para Chanel
- Óleo de alecrim para purificar o ar
- O relaxante e perfumado óleo de lavanda
- Camomila, um grande calmante
- A utilidade dos óleos essenciais
Os óleos essenciais são retirados de plantas aromáticas como a lavanda, o eucalipto e a verbena, e usados como forma de combater sintomas leves. O uso deles como agentes medicinais é antigo e disseminado ao redor de todo o mundo. No Egito, na China e na Índia eram comuns em incensos, poções e despejados pelo corpo, como uma forma rudimentar de aromaterapia. Os óleos essenciais não devem ser confundidos com as essências, produzidas de forma industrial, que contêm apenas o cheiro da planta, sem nenhuma propriedade terapêutica.
Os óleos essenciais são extraídos de plantas de aroma forte, como o alecrim (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
Os óleos essenciais mais comuns
São produzidos no País óleos essenciais de plantas típicas brasileiras, como andiroba, copaíba e citronela, além de alecrim, hortelã, arnica, cânfora, laranja, melissa, camomila, limão, laranja, benjoim, tangerina, gengibre, cravo, cedro e menta. O País é o maior produtor de óleos cítricos e de pau-rosa, uma árvore comum da Mata Atlântica. Estes óleos são aproveitados em boa parte pela indústria de cosméticos, na fabricação de perfumes, óleos de cabelo e pele e cremes, e pela indústria alimentícia, na produção de alimentos e bebidas.
Os óleos também podem ser usados em casa, como aromatizante de ambientes (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
Os óleos essenciais e suas propriedades
Os óleos essenciais são usados com muita frequência na aromaterapia, que aproveita as propriedades terapêuticas deles para aliviar desconfortos físicos e ansiedade, além de oferecer uma alternativa cosmética natural para problemas como acne, celulite, estrias e contra a dor de queimaduras. Isso porque os profissionais e esteticistas se aproveitam da alta concentração dos elementos terapêuticos para garantir o alívio destes sintomas. Os óleos são extraídos das plantas por meio de prensagem e destilação: uma gota equivale a cerca de 20 xícaras da planta, in natura.
Os óleos essenciais são usados na aromaterapia (Creatas/Creatas/Getty Images)
Os principais óleos essenciais típicos do Brasil
O óleo de copaíba, extraído por uma incisão no tronco da árvore homônima, é originário da região amazônica. Conhecido por suas propriedades antiinflamatórias, ele também era usado pelas populações do norte do Brasil como um remédio para dor de cabeça. A substância também ajuda no tratamento de leishmaniose, segundo uma pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e pode servir como um antimicrobiano. A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) também pesquisa o uso da copaíba no alívio de tratamentos dentários. De acordo com os pesquisadores, a substância poderá ser útil no tratamento de canal.
O óleo de copaíba pode ser usado em massagens e banhos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)Pau-rosa, das florestas brasileiras para Chanel
Com madeira vinda da Guiana Francesa, em 1875 se inicia a extração dos componentes terapêuticos do pau-rosa, árvore de grande porte típica da floresta amazônica. O sucesso do produto na França fez com que ele fosse o primeiro óleo brasileiro a ser produzido em larga escala para exportação, cinquenta anos depois. O delicado cheiro dele fez com que se tornasse um dos principais ingredientes da clássica fragrância Chanel n° 5. O óleo de pau-rosa é usado como relaxante e tranquilizante em tratamentos de aromaterapia.
O pau-rosa é usado em perfumes, mas seu óleo pode ser adquirido em lojas especializadas (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)Óleo de alecrim para purificar o ar
O óleo de alecrim se popularizou pelo seu uso em hospitais na costa mediterrânea do sul da França, que o queimavam para purificar e limpar o ar em suas instalações. Além disso, é indicado para cãibras, exaustão, cansaço mental e estafa, além de debilidade geral e asma. O uso, porém, é contraindicado para epiléticos e quem tem hipertensão. O alecrim também é considerado um excelente fitoterápico, indicado para o alívio da tosse e dos sintomas da gripe, problemas respiratórios como a asma, contra dores causadas por contusões e contra a queda de cabelo.
O versátil alecrim pode ser usado como compressas em torsões e contusões (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)O relaxante e perfumado óleo de lavanda
O óleo de lavanda também é versátil e pode ser usado das mais variadas formas. Na massagem e na acupuntura, é frequentemente usado por conta de suas propriedades calmantes, antibacterianas e antivirais. Ele também pode ser usado contra a insônia, ansiedade, estresse, dores pós-operatórias e contra a queda de cabelo. No passado, havia o hábito de se encher as almofadas com flores de lavanda, para ajudar os insones e diminuir a agitação. A planta também pode ser usada em banhos, contra dores musculares e das articulações, e é um aliado contra a pele seca, hidratando e equilibrando-a levemente.
A lavanda, de origem europeia, é matéria-prima de um dos óleos essenciais mais conhecidos do público (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)Camomila, um grande calmante
Existem dois tipos de camomila: a alemã (mais conhecida e a variedade usada no Brasil) e a romana. As duas são usadas no tratamento de problemas no trato digestivo, doenças de pele, infecções leves, espasmos musculares e calmante - este último sobretudo como máscara para o rosto e para a região dos olhos, sendo particularmente eficiente contra a acne. A camomila também pode ser usada, como chá, para aliviar resfriados, dores de garganta e inflamações bucais como a gengivite. Por suas propriedades calmantes, pode ser ministrada também contra a insônia e ansiedade.
As flores da camomila (foto) são as partes mais usadas para óleos e chás (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)A utilidade dos óleos essenciais
Os óleos essenciais podem ser usados de forma terapêutica, como parte de fitoterápicos, em aromaterapia ou em massagens, aproveitando suas valiosas propriedades. Outra forma de utilizá-los em casa é usando um queimador de óleo, no qual uma vela é posta na parte inferior do objeto permitindo a queima do óleo, que espalha seu cheiro no ambiente. Use-os também em banhos de banheira ou chuveiro, espalhando uma gotinha na água ou pelo corpo, em escalda-pés ou em produtos cosméticos caseiros, como máscaras de argila para acalmar e regenerar a pele.
As propriedades dos óleos essenciais podem ser usados em banhos; basta jogar algumas gotas do produto na água (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)