Contente
As origens da música funk começaram com a criatividade dos afro-americanos e desenvolveu-se com a ajuda de músicos dedicados ao funk, como James Brown e George Clinton. Com uma seção rítmica sincopada e energéticas linhas de guitarra e instrumentos de metal, a música funk derivou de um distinto estilo de jazz e da música psicodélica para um gênero próprio.
A criação da música funk desenvolveu um novo gênero musical (music, abstract design with flowers and musical notes image by Cristina Cazan from Fotolia.com)
Origens
Devido à associação da palavra com a relação sexual, os músicos afro-americanos inicialmente relacionavam "funk" às músicas com um ritmo lento e, mais tarde, com um ritmo persistente. "Funky" era um adjetivo que os músicos utilizavam para descrever as qualidades lentas e sensuais da música.
Definindo o "funk"
Segundo a página "Lyricsvault.net", músicos funk encorajavam uns aos outros a dançarem durante suas sessões de treino e a "irem fundo", tocando com toda a vontade. Algumas músicas de jazz nos anos 30 tinham títulos como "Funky Butt", de Mezz Mezzrow. Mas, durante os anos 50 e 60, a palavra "funk" era vista como vulgar ou indecente, e também considerada imprópria para ser utilizada na presença de pessoas educadas.
James Brown
James Brown é um muitos músicos afro-americanos que originaram a música funk e criaram seu estilo único. Geralmente, Brown dava a deixa para sua banda com o comando "On the one!" conforme mudava a ênfase rítmica de dois-quatro para um-três. Dois-quatro era o ritmo padrão na música soul tradicional, enquanto um-três estava associado a formas musicais de brancos (mas com um enérgico balanço liderado pelos instrumentos de metal). A batida característica de Brown tornou-se uma marca registrada da música funk.
A música
Conforme Brown continuou a prosperar nos anos 60 e a criar a música funk, sua popularidade também cresceu. Em 1965, sua música de sucesso "Papa's Got a Brand New Bag" (um single que ficou entre os 10 melhores da Mercury Records) atraiu os ouvidos de milhões e ficou reconhecida como a música que começou o gênero funk.
P-Funk
George Clinton, um músico funk dos anos 70 que liderou bandas como a Parliament e, mais tarde, a Funkadelic, criou um novo tipo de funk. Era influenciado pel jazz e pela música psicodélica. As duas bandas frequentemente compartilhavam membros dos grupos e eram, de forma geral, chamados de Parliament-Funkadelic. O novo estilo de música da banda trouxe fama ao seu crescimento, e o termo "P-Funk" foi estabelecido (esse termo se referia tanto à banda quanto ao novo gênero musical).