Contente
Várias espécies de peixes comestíveis podem ser criadas com sucesso em tanques de água doce. Os que crescem mais rápido são bagre, tilápia e carpa. Essas espécies exigem cuidado mínimo e crescem rapidamente se bem alimentadas e criadas em boas condições ambientais. Esses peixes geralmente atingem o tamanho próprio para consumo em menos de dois anos, até mesmo com apenas seis meses, dependendo da espécie, qualidade da comida e das condições de crescimento.
O bagre pode ser criado em tanques de água doce (catfish minow image by sasha from Fotolia.com)
Bagre
Várias espécies de bagre são escolhas populares para crescer em tanques de água doce. São espécies fortes e resistentes, crescendo bem rápido se bem alimentadas. O bagre leva cerca de 15 a 18 meses para atingir o peso adequado para consumo, entre 450 e 700 g. Esse peixe é ótimo para tanques com baixo nível de oxigênio e condições ambientais precárias. Sendo essencialmente um peixe predador, o bagre cresce melhor com dietas ricas em proteína.
Tilápia
Nativa da África e do Oriente Médio, a tilápia é um peixe resistente que cresce rápido, mesmo que a administração do tanque seja mínima. Esse peixe é tão prolífico, que, às vezes, é chamado de "galinha aquática". Como verdadeira onívora, ela come qualquer coisa, sendo muito fácil de criar. Geralmente está própria para consumo quando tem entre 230 e 450 gramas.Com boa água e condições climáticas, cuidado adequado e boa comida, isso pode ser alcançado em menos de seis meses.
Carpa
A carpa também pode ser criada para alimentação em tanques. As espécies incluem a carpa comum, a prateada e a de cabeça grande. Todas elas são espécies introduzidas e algumas podem chegar a cerca de 27 kg, apesar de serem consumidas entre 2,2 e 4,4 quilos. Esse peixe cresce rapidamente e ganha todo esse peso em menos de dois anos. Embora seja excelente para comer, ela tende a ter muitos espinhos.