Contente
O tratamento contra o câncer muitas vezes traz consigo algumas mudanças surpreendentes. A maioria das pessoas já ouviu falar sobre a perda de cabelo durante a quimioterapia, mas muitos ficam surpresos ao saber que eles podem perder as unhas, um problema conhecido como onicomadese.
Alguns tratamentos contra o câncer podem causar danos às unhas (Image by Flickr.com, courtesy of Randen Pederson)
Causa
De acordo com a American Cancer Society, cabelo, pele e unhas mudam durante o tratamento contra o câncer e tais mudanças são causadas pelas drogas envolvidas na quimioterapia.
Sintomas
O problema está se desenvolvendo se as unhas escurecerem ou ficarem frágeis. Também é comum observar sulcos ou que as unhas parecem frouxas. Isso pode acontecer com as unhas dos pés e das mãos.
Soluções
Cremes de unhas são eficazes para unhas frágeis durante tratamentos de câncer. Além disso, o National Cancer Institute sugere o uso de luvas de baixa temperatura. Um estudo francês mostrou que os pacientes que têm usado a luva durante os tratamentos intravenosos de quimioterapia, tiveram menos danos à sua pele e unhas.
Aviso
Se suspeitar do início da onicomadese, cuide-se bem para não "arrancar" as unhas fora por acidente e nem se estiverem soltas removê-las antes de estarem prontas para cair, pois pode ser muito doloroso.
Dicas
Certifique-se de manter os pés protegidos em todos os momentos. Não use sandálias ou sapatos que deixem os dedos desprotegidos, pois esses calçados podem colocar suas unhas em risco.