Contente
Em comparação com os fornos convencionais, os fornos de micro-ondas têm mais eficiência energética, menor consumo de tempo e, em geral, seu uso é mais seguro. Embora os fornos convencionais se baseiem em elementos de aquecimento, que tornam quentes todos os objetos no seu interior, os fornos de micro-ondas operam emitindo ondas eletromagnéticas, que incidem especificamente nas moléculas de água do interior dos alimentos. Entretanto, embora os micro-ondas sejam uma conveniência moderna comum, eles também apresentam perigos escondidos, os quais você deve ter ciência.
As micro-ondas têm comprimentos de onda que são menores que os das ondas de rádio (micro wave oven image by mattmatt73 from Fotolia.com)
A lixiviação química
Quando você cozinha alimentos no micro-ondas em recipientes de plástico ou envoltos em plástico, os produtos químicos usados pelos fabricantes nestes plásticos podem lixiviar. Como a Escola de Medicina de Harvard informa, alimentos gordurosos como queijo e carne são particularmente capazes de lixiviar o amaciante químico dietilhexil adipate do plástico no micro-ondas. Estes produtos químicos, chamados de plastificantes, podem ter o potencial de causar problemas de saúde ou mesmo câncer se ingeridos em quantidades elevadas. Entretanto, Harvard mostra que a Administração de Alimentos e Drogas norte-americana (FDA) reconhece o potencial de lixiviação e testa produtos plásticos antes de classificá-los como seguros para uso em micro-ondas. O perigo real de lixiviação vem dos produtos de plástico para micro-ondas que o FDA não considera seguros, que podem incluir recipientes de iogurte, garrafas de água e embalagens de alimentos.
Radiação
A energia que o micro-ondas libera para aquecer os alimentos é tecnicamente uma forma de radiação, pois ela consiste de ondas eletromagnéticas. Entretanto, em comparação com a radiação dos raios gama e dos raios X, a radiação das micro-ondas é consideravelmente menos energética, e é por isso que o forno de micro-ondas pode evitar que haja fuga de radiação usando painéis relativamente finos. O perigo escondido pode ocorrer se um forno de micro-ondas desenvolver uma rachadura, ou por ventura conseguir operar com sua porta aberta. Mesmo sendo raro, nestes exemplos, a radiação que vazar de um micro-ondas pode agitar as moléculas de água no interior dos corpos das pessoas em volta. De acordo com a Universidade de Wisconsin, isto pode resultar em queimadura nos olhos, pele e outros tecidos do corpo.
Explosões
Se você selar uma embalagem hermeticamente antes de aquecê-la em um micro-ondas, a pressão interna poderá causar uma explosão perigosa. Embora o vapor escape dos alimentos e dissipe durante o processo no micro-ondas, um selo hermético pode fazer com que o vapor se acumule, aumentando a pressão na tampa e nas paredes da embalagem. Embora um forno de micro-ondas seja tipicamente forte o suficiente para conter a explosão do vapor, você poderá ficar seriamente queimado se abrir a porta do forno quando a pressão escapar.
Cuidados com as crianças
O aquecimento de uma garrafa com leite ou uma mamadeira no micro-ondas pode ser potencialmente perigoso para seus filhos. Comparando-se com uma garrafa aquecida colocando-a dentro de um recipiente com água quente, se você aquecer uma garrafa no micro-ondas, terá menos controle sobre como está a temperatura do líquido interno. Embora uma garrafa possa parecer fria ao toque quando for retirada do micro-ondas, o líquido dentro pode estar escaldante.