Contente
Se você herdou pérolas de algum parente ou as comprou em um brechó, pode estar se perguntando como descobrir o quanto valem. Você pode ver se suas pérolas são verdadeiras ou falsas esfregando umas nas outras. Se houver atrito, elas provavelmente são reais.
Se forem reais, existem diversas variáveis que determinam o valor das pérolas, como cor, tamanho e forma. Você terá que estudar vários aspectos de suas pérolas para determinar o valor. Um colar de pérolas pode ser avaliado em algo entre centenas a milhões de reais.
Instruções
Pérolas verdadeiras podem variar de centenas a milhões de reais (pearls image by cherie from Fotolia.com)-
Meça suas pérolas usando uma fita métrica de pequeno porte. Segure a fita na pérola e passe-a ao redor para medir o tamanho. Quanto maior a pérola, maior o valor. Elas são geralmente vendidas em tamanhos de 10 mm a 15 mm. Arredonde suas medidas para o meio milímetro mais próximo.
-
Determine a cor da pérola. Você deve ser capaz de determinar sua cor olhando-as. Elas têm muitas variedades de cores, como preto, prata, creme, branco e dourado. Algumas pérola têm tons de cores diferentes, como rosa, verde ou azul. As pérolas mais valiosas são aquelas de cores mais raras, como a prata com tons rosa e dourado profundo.
-
Use uma lupa para olhar de perto a superfície. Pérolas com imperfeições, como manchas ou defeitos, não valem tanto quanto as pérolas que são impecáveis. Uma pérola impecável é verdadeiramente rara e é vendida por um preço muito alto.
-
Determine a forma da pérola. As pérolas vêm em formas como redonda, gota, botão, circular e barroca. Pérolas barrocas têm uma forma irregular e assimétrica. As mais valiosas são as redondas e gotas, pois são muito raras.
-
Examine o brilho das pérolas. Se possuírem uma superfície brilhante e profunda, são as mais valiosas. Se forem sem brilho e opacas, têm menor valor.
O que você precisa
- Fita métrica
- Lupa