Contente
Uma hérnia de disco pode ser uma condição da coluna lombar extremamente dolorosa e debilitante, que ocorre quando um disco espinhal forma uma saliência através de uma fenda na espinha. A prática de exercícios é apenas um dos componentes do tratamento, que também pode incluir descanso, medicamentos para dor, manipulação quiroprática, fisioterapia, injeções de esteroide e cirurgia. Somente exercícios realizados corretamente e com a supervisão do médico podem ajudar na recuperação.
Somente exercícios realizados corretamente e com a supervisão do médico podem ajudar na recuperação de uma hérnia de disco (jo-h/Flickr.com)
Significado
Como qualquer problema no disco espinhal, uma hérnia pode demorar bastante para curar-se. Elas podem causar dor severa, fraqueza e problemas neurológicos, como a perda das funções da bexiga e do intestino, e são uma causa comum de deficiência. Pessoas que sofrem os efeitos de uma hérnia de maneira severa ou por um longo período podem necessitar de uma cirurgia espinhal. O exercício é um componente crítico do plano de tratamento conservativo, e pode ajudar o paciente a retomar suas funções normais e evitar procedimento invasivos.
Tipos de exercícios
Existem diversos tipos de exercícios que podem ajudar a curar uma hérnia de disco. Um suave alongamento e técnicas de fortalecimento como ioga, exercícios com bola e aeróbica de baixo impacto como caminhadas e natação estão entre os tipos de atividade física que deverão ser recomendadas como parte do tratamento.
Efeitos dos exercícios
Em geral, o exercício pode promover a cura de uma hérnia levando oxigênio e nutrientes para dentro do disco. Um alongamento suave pode melhorar a circulação na lombar, facilitando a cura, enquanto exercícios de fortalecimento podem construir músculos resistentes e firmes para compensar a lesão na área e evitar a reincidência. Exercícios com a bola terapêutica podem promover a troca de fluidos e nutrientes, criando um ambiente mais saudável dentro da espinha e propício à cura. Além disso, exercícios aeróbicos provocam a liberação de endorfina, um analgésico natural.
Concepções errôneas
Muitas pessoas que sofrem de dor nas costas têm vontade de ficar só na cama. No entanto, a atividade física geralmente reduz as dores na lombar, enquanto a inatividade pode piorar o problema. A movimentação regular e a prática de exercícios específicos são necessários para nutrir e fortalecer as costas, facilitando a cura.
Recomendação
Seu médico ou fisioterapeuta deve desenvolver um programa individual baseado apenas em sua situação. Alguns exercícios podem agravar certos tipos de dores nas costas e um profissional especializado pode ajudar a evitar que isso aconteça.