Contente
Assim como os seres humanos, um felino precisa de uma certa quantidade de potássio em seu corpo. Quando, por alguma razão, os níveis de potássio ficam muito baixos, os órgãos do corpo do animal podem ser prejudicados. Felizmente, a hipocalemia, ou depleção de potássio, é tratável.
A deficiência de potássio em gatos pode ser um problema sério (Cat image by Kondretnko Max from Fotolia.com)
Definição
O potássio é um eletrólito, como o sódio e o cloreto, necessário para que as células do corpo regulem o fluxo de água que circula através das membranas celulares. A função apropriada do eletrólito é particularmente necessária para o funcionamento adequado do rim e da saúde.
Prognóstico
O prognóstico para a deficiência de potássio depende não só do quão grave é a deficiência, mas também se a falta de potássio no corpo do gato causou algum dano permanente nos órgãos vitais que necessitam da substância para funcionar corretamente. Os casos graves de hipocalemia podem exigir hospitalização, durante a qual o gluconato de potássio é administrado por IV. Além disso, a suplementação de potássio em forma de pó, comprimido e pasta podem ser adicionadas na ração do gato. Uma vez que um gato sofreu de hipocalemia, a suplementação ao longo da vida geralmente será necessária.
Causa
Muitos fatores podem levar a uma deficiência de potássio em um felino, incluindo desidratação por causa de alguma doença. As dietas acidificadas, que muitas vezes são recomendadas para gatos com doença no trato urinário inferior, podem levar a uma deficiência de potássio, reduzindo a capacidade do organismo de absorvê-lo. A hipocalemia em gatos também pode ser um sinal de insuficiência renal crônica, uma das principais causas de morte em gatos mais velhos.
Sintomas
Os sinais de deficiência de potássio em gatos podem ser muito sutis no começo. Às vezes, esses sinais são simplesmente atribuídos à velhice ou outros problemas de saúde já existentes. Os sinais de hipocalemia incluem perda de peso, fraqueza muscular, falta de apetite, apatia e um andar rígido. Quando esses sintomas são muito evidentes, a condição é geralmente aguda e pode ameaçar a vida do animal. Um exame de sangue pode confirmar se esses sintomas foram causados por baixos níveis de potássio.
Pós-tratamento
O sangue deve ser testado de quatro a oito semanas após a suplementação de potássio ter sido iniciada, pois pode demorar esse tempo para os níveis de potássio ficarem normais novamente. Além disso, seu veterinário pode fazer outros testes para determinar se quaisquer órgãos sofreram danos devido à deficiência de potássio e se a deficiência é o resultado de uma doença subjacente, como insuficiência renal crônica, que também deverá ser tratada.