Contente
As ovelhas são um alvo fácil para predadores carnívoros, como lobos, coiotes, raposas, cães e ursos. Elas são muito vulneráveis porque a única defesa que têm para se proteger é reunir-se em um grande grupo de ovelhas, por isso, precisam de ajuda humana para se manterem vivas.
Instruções
As ovelhas são presas fáceis, por isso é importante tomar algumas medidas para protegê-las dos predadores (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Mantenha as ovelhas e os cordeiros longe dos predadores à noite, colocando-os em currais. Caso seja um pastor e não possua qualquer tipo de cerca, durma próximo aos animais à noite.
-
Instale uma cerca em torno da área de pastagem das ovelhas, a qual deve ser alta, resistente e sem pontos fracos. Algumas cercas elétricas podem ajudar a manter os predadores longe, mas tenha tenha cuidado porque às vezes eles podem cavar por baixo ou encontrar buracos de passagem.
-
Treine um animal para ser o guardião e cuidar do rebanho, como cães, lhamas e jumentos, os quais podem ser ótimos guardiães, uma vez que permanecem junto das ovelhas e podem deter a aproximação de um predador. Os cães são usados para proteger rebanhos desde os tempos pré-históricos, já as lhamas e os burros têm uma enorme antipatia por cães e são naturalmente agressivos com esses predadores.
-
Una as ovelhas ao gado, pois estudos mostram que ovelhas e gado formam um conjunto quando pastam juntos, como resultado, o gado pode servir como uma proteção natural às ovelhas.
-
Atire no predador se necessário. Essa é uma opção controversa, mas na maioria das comunidades a lei é clara nesse caso, ou seja, se um coiote, lobo ou até mesmo o cão do seu vizinho atacarem o rebanho, você tem o direito de proteger suas ovelhas e atirar no animal. Você verá que não tem mais escolha quando o predador avançar sobre o rebanho para se alimentar de suas ovelhas.
Dicas
- Dependendo de onde mora, você pode ter que lidar com diferentes predadores em diferentes períodos do ano. Em áreas onde há muita neve, o período com mais ataques às ovelhas é o final de janeiro e todo o mês de fevereiro, pois é quando os ratos e outras presas pequenas conseguem se esconder sob a neve. Em áreas temperadas, os predadores atacam mais no final da primavera e início do verão, que é quando os filhotes do coiote mais precisam de comida.
Aviso
- Naturalmente, você deve ter muito cuidado quando decidir atirar em um predador, pois não vai querer acertar um membro do seu rebanho ou qualquer outra coisa por perto.