Contente
Cutículas muito grandes podem levar a uma série de problemas incômodos e pouco atraentes, incluindo a retardação no crescimento das unhas e ferimentos nas margens das unhas. A manutenção apropriada das cutículas é fundamental para manter suas mãos e unhas saudáveis. Prevenir o crescimento excessivo e os males que podem acompanhá-lo requer alguns passos simples de manutenção.
Um banho quente com sabonete pode amolecer as cutículas para manutenção (manicure-softening cuticles image by Leticia Wilson from Fotolia.com)
Falta de manutenção
A causa número um de cutículas grandes e ressecadas é a simples falta de manutenção. Se não forem cuidadas, elas crescem descontroladamente e podem cobrir uma área de superfície inadequada da unha, fornecendo oportunidades para infecções bacterianas, ferimentos, cutículas rachadas e problemas semelhantes. Pode-se resolver a maioria dos problemas decorrentes da manutenção da cutícula com uma mudança em seus hábitos pessoais.
Problemas sistemáticos
Embora menos comum, problemas sistemáticos no corpo podem fazer com que as cutículas cresçam excessivamente e fiquem secas. A falta de umidade pode levar a rachaduras e infecções nessa área. Certas doenças dermatológicas também têm sido associadas ao problema. Se tiver outros problemas de pele, como ressecamento, coceira ou erupções, você deve consultar um dermatologista e mencionar as cutículas como parte do problema.
Reparo
Resolver o problema de cutículas muito grandes é um processo relativamente simples. Mergulhe as unhas em água morna com uma pequena quantidade de sabonete. Em seguida, aplique um pouco de azeite de oliva quente ou creme específico para cutículas e deixe agir por algum tempo. Isso vai amolecer as cutículas. Finalmente, empurre-as para trás com uma ferramenta específica para isso ou com a extremidade arredondada de uma lixa de unha. Essa rotina simples é significativa para manter as cutículas saudáveis e atraentes. Nunca corte suas cutículas com um cortador de unhas ou tesoura, pois isso pode causar infecções.