Contente
O cacto é uma formidável e resistente planta que se adaptou para suportar elevadas temperaturas e o clima árido do deserto. Seus espinhos os protegem de diversos predadores, inclusive humanos, mas algumas espécies de cactos podem ser consumidas. Tanto o fruto quanto a folha são comestíveis.
O cacto de pera espinhosa é comestível (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)
Cacto orquídea
O cacto orquídea, também chamado de epiphyllum hybrids, possui frutos vermelhos e flores. O fruto é macio e do tamanho de um punho, com pequenas sementes similares às de quiuí. Embora seja comestível, o fruto de cacto orquídea possui pouco sabor, e alguns o consideram desagradável.
Cacto Opuntia
O gênero Opuntia produz figos da Índia, nome dado a seus frutos. Costumam amadurecer em setembro, com polpa vermelha e casca laranja. Podem ser comidos assim que retirados do cacto; as sementes também são comestíveis. Também servem para fazer conservas, geleias e até licor.
Nopales
O cacto Nopales possui folhas comestíveis que são espessas, verdes e úmidas por dentro, ao contrário de sua casca dura. Seu sabor é similar a quiabo ou vagem; esses cactos são muito usados como produtos básicos em partes do México. As folhas são colhidas ainda verdes, quando estão mais suculentas e saborosas. Nopales são comidos crus, cozidos, como entrada ou ingrediente de sopas.
Cacto de pera espinhosa
O cacto de pera espinhosa, como o próprio nome diz, lembra um tipo de fruto chamado "pera espinhosa". O fruto é grande em comprimento, com uma casca dura e formato de abacate. Corte a casca espinhosa para ter em mãos o colorido fruto amarelo ou vermelho, suculento e repleto de polpa. Você também pode comer as sementes, que são crocantes. Podem ser colhidas o ano inteiro, mas são melhores entre a primavera e o final de outono.